Como organizar blocos no Autocad para inserir facilmente nos projetos.

Se você criou blocos ou os baixou da internet, saiba que é possível organizá-los para tê-los facilmente sempre que desejar. Para tal, este tutorial irá mostrar como trabalhar com a "Tool Palettes".

Abra na area de trabalho, todos os blocos que você deseja organizar. Se você baixou da internet, lembre-se que eles devem estar salvo no seu PC e sempre no formato dwg.

Agora vamos aprender a criar a paleta de ferramentas nova que será responsável por manter botões para você inserir facilmente cada um desses blocos. Vamos utilizar para isso o recurso ToolPalettes. Você deve manter o painel aberto na tela, para isso navegue na guia VIEW> RIBBON palettes e clique sobre o ícone do toolpalettes ou digite TP .
Image


Esta é a ToolPalettes:
Image
Observe que já existem diversas guias dispostas na lateral da paleta, nestas guias ficam contidos atalhos para blocos, comandos, entre outras coisas. O que vamos fazer é criar uma nova guia para colocarmos os nossos blocos.

Entendendo a ToolPalettes:

  • Os ícones com um pequeno raio amarelo são blocos dinâmicos, para inserir um deles no desenho basta clicar e arrastar o escolhido para a modelspace.
  • Clicar e arrastar vale também para elementos como materiais, câmeras e luzes que estão nas suas respectivas guias. Já para os comandos ai colocados, basta clicar sobre o ícone e o comando é ativado.
  • Repare na base das guias, há ali uma pilha de guias fechadas, se você clicar sobre as guias fechadas você terá uma lista com mais guias que estão ocultas.

ORGANIZANDO OS NOSSOS BLOCOS

Na lateral da ToolPalettes você encontra uma barra cinza com o nome Tool Palettes — all Palettes (1), clique nele como o botão direito do mouse para estender o menu de opções.
Image
No menu escolha New Palette (2).

Dê um nome a sua paleta e pressione enter.
Image
Agora você deve selecionar e arrastar, um a pós o outro, cada um dos blocos da tela de desenho para a área da nova paleta.

Para isso, selecione o primeiro bloco e clique e arraste o bloco (não clique sobre a grip azul, use o corpo tracejado do desenho para arrastar).

Pode ser meio difícil nas primeiras tentativas, pois o bloco pode simplesmente querer ser movido pela tela. Insista! Somente solte o bloco quando estiver sobre a Paleta Portas e Janelas.
Image
Após colocar seus blocos na paleta você pode fechar o desenho, mas não delete nem mova o desenho do lugar onde você salvou, pois a paleta esta ligada a ele.

Agora, sempre que você precisar inserir blocos nos projetos poderá acessar e inserir os blocos apenas clicando nos seus ícones na paleta.