Tudo que os usuários de Windows 7 precisam saber sobre o Windows 10

Lançado em 2009, o Windows 7 ainda é um dos sistemas mais populares da Microsoft. Assim como as versões 95, 98, XP e Vista, ele marcou uma era e conquistou os usuários. Por isso, muitos estão em dúvida sobre a atualizar ou não para o Windows 10. Veja tudo que você precisa saber, antes de migrar.
3036464-poster-p-1-windows-10-start-button (Foto: 3036464-poster-p-1-windows-10-start-button)Descubra se a atualização para o Windows 10 é a coisa certa para você (Foto: Divulgação/Microsoft)

Menu Iniciar
Assim como o Windows 7 chegou para consertar o estrago causado pelo Windows Vista, o novo Windows 10 vem para corrigir alguns erros cometidos no Windows 8. O principal deles foi dar fim ao tradicional Menu Iniciar. Pois bem, no Windows 10 ele está de volta, com os botões de desligar e reiniciar, exatamente no mesmo lugar, como o usuário antigo do velho Windows 7 já está acostumado.
Dados e configurações
Ao migrar para o Windows 10, suas preferências, configurações, programas e arquivos serão mantidos. Para se prevenir caso o backup automático não funcionar, salve o que é importante antes do update.
Cortana
O Windows 10 conta com a Cortana, assistente pessoal da Microsoft. Com ela, o usuário pode usar sua voz normal para executar ações como “desativar Wi-Fi”. Por enquanto, ela ainda não entende português, mas uma versão para brasileiros vai chegar até o final desse ano. Para quem não gosta de "falar com o computador", é possível utilizar uma barra de texto para digitar os comandos.
Windows 10 traz assistente pessoal Cortana (Foto: Divulgação/Microsoft) Windows 10 traz assistente pessoal Cortana (Foto: Divulgação/Microsoft)
Gadgets
Windows 7 permite incluir widgets, chamados de “Gadgets” pela Microsoft, na área de trabalho. Se você os usa, pode se despedir deles ao fazer a atualização, pois o Windows 10 não tem o recurso.
Versões do Windows 10
Há duas versões do novo sistema operacional para o consumidor final: Windows 10 Home e Windows 10 Pro. As duas são idênticas, exceto por recursos extras na versão Pro, tais como serviços de acesso remoto e Windows Update for Business.
Os usuários Windows 7 devem ter pelo menos o Service Pack 1 (SP1) instalado para fazer o update. Caso você não tenha, atualize o sistema uma primeira vez. Os computadores com Windows 7 Starter, Windows 7 Home Basic e Windows 7 Home Premium receberão update para o Windows 10 Home. Já os que tiverem Windows 7 Professional e Windows 7 Ultimate ganharão o Windows 10 Pro.
Games
Se você é gamer, a atualização para o Windows 10 pode ser bastante atrativa. O sistema é integrado ao Xbox, com streaming para o PC nativo. Além disso, a API gráfica DirectX 12 é exclusiva do Windows 10, o que significa que você vai precisar atualizar o software caso queira imagens superdetalhadas.
Integração com Xbox é atrativo do Windows 10 para gamers (Foto: Divulgação/Microsoft)Integração com Xbox é atrativo do Windows 10 para gamers (Foto: Divulgação/Microsoft)
Windows Media Center
Presente no Windows 7 e lançado em 2001, o Windows Media Center ficou de fora no novo sistema operacional. Caso você não queira abandoná-lo de jeito nenhum, o update pode não ser uma opção.

Fonte: http://www.techtudo.com.br