10 belas pontes que merecem ser conhecidas

Unir um ponto a outro. É isso que uma ponte faz. Só que algumas resolvem o desafio de forma dramática, com soluções de engenharia e arquitetura incríveis. E, quando o entorno ajuda, temos as mais belas pontes do mundo.

Algumas são até bem simples, como a Pont Neuf de Paris, mas valem por seu valor histórico. Outras ganharam fama sem serem as originais -- caso da Ponte do Rio Kwai e a Ponte de Arnhem. Muitas são obras-primas do gênio humano, como a Golden Gate Bridge ou o Viaduto de Millau. E, finalmente, algumas nem pontes são (pelo menos não no sentido estrito da palavra), mas merecem entrar em nossa lista por seu desenho inovador, como a Pont du Gard e a Falkirk Wheel.


Ponte Hercilio Luz - Florianópolis (BR)


A capital catarinense fica em uma ilha, a poucos quilômetros de distância do território que pertence à Santa Catarina. Para ligar continente e parte insular, foi construída a ponte Hercilio Luz, que logo depois de ficar pronta virou principal cartão postal da cidade. São mais de 800 metros de extensão.

Ponte do Brooklyn - Nova Iorque (EUA)
Nova Iorque está cheia de pontes. Isso porque boa parte da cidade se espalha pelo conjunto de ilhas ao redor do Rio Hudson. Uma dessas construções liga o distrito de Manhattan e Brooklyn. É uma das mais antigas do destino, sendo que sua inauguração foi em 1883. O estilo arquitetônico lembra muito bem essa época e as luzes dão um toque de modernidade, embelezando ainda mais a obra.

Rainbow Bridge - Taipei (TW)
Moderna e imponente, a Rainbow Bridge (Ponte do Arco-íris) em Taipei é uma das mais bonitas em nossa lista, graças ao arco vermelho e suas curvas. O local, considerado um dos principais pontos turísticos da cidade, serve de ligação entre os bairros Neihu e Songshan e conta com 167 metros de extensão.

Ponte Sant’Angelo - Roma (ITA)


Séculos e séculos de história já atravessaram a Ponte Sant’Angelo. Construída entre os anos 134 e 199, a pedido do imperador romano Adriano, o local liga o centro de Roma ao castelo Santo Ângelo. Juntas, estas duas construções formam um valioso e belo conjunto arquitetônico, referência turística em toda a capital italiana.

Tower Bridge - Londres (UK)


Erguida sobre o rio Tâmisa, a Tower Bridge (Ponte da Torre, em português) foi inaugurada em 1893 e hoje, além de ser importante via para o trânsito londrino, mantém exposições permanentes, responsáveis por contar todos os dias a história desta importante construção.

Charles Bridge - Praga (CZ)


A mais velha ponte da capital tcheca, a Charles Bridge (ou Ponte Carlos) faz parte de um dos legados do rei Carlos IV, que governou o país durante o século 14. Até 1841, foi a principal via de acesso entre o Castelo de Praga, a Cidade Velha e os bairros da região. Hoje recebe turistas que não se cansam de contemplar a bela paisagem.

Millennium Bridge - Londres (UK)


A ponte símbolo da chegada do novo milênio teve sua inauguração em maio de 2000 e, desde então, rouba a cena entre as construções antigas, com toda a sua modernidade. Aberta apenas para pedestres, vê passar ao longo de sua extensão centenas de pessoas por dia.

Golden Gate Bridge - São Francisco (EUA)


Hollywood sabe explorar toda a beleza da ponte conhecida como Ponte do Portão de Ouro, no Brasil. Prova disso é sua aparição em incontáveis filmes gravados na região, maiores responsáveis por esta ser uma das pontes mais famosas do mundo. São mais de 2 km de extensão, em uma imensa passarela que liga as cidades de São Francisco e Sausalito.

Ponte JK - Brasília (BR)


Em Brasília, monumentos grandiosos e imponentes não faltam. A cidade foi toda planejada e, por isso, tem construções especialmente dedicadas para embelezá-la. Uma dessas obras arquitetônicas é a Ponte JK, em homenagem ao presidente que inaugurou a capital federativa do Brasil. Recente, o projeto foi idealizado pelo arquiteto Alexandre Chan e inaugurado em dezembro de 2002.

Ponte Estaiada (Octávio Frias de Oliveira) - São Paulo (BR)


Além de se destacar entre as fotografias da capital paulista, esta ponte tem outra característica que a torna ainda mais especial. É a única do estilo estaiado que contem duas pistas em curvas conectadas ao mesmo mastro. Para embelezar ainda mais esta joia arquitetônica, o sistema de iluminação pode projetar diferentes combinações cromáticas. Com isso, quem atravessa o local durante a noite pode conferir ainda um show de luzes.

Fontes:
www.skyscanner.com.br
http://viajeaqui.abril.com.br/materias/pontes-mais-lindas-do-mundo#26