A Banda Reflexu’s é uma banda brasileira de axé e samba-reggae, formada em Salvador na Bahia em 1986.

Foi uma das primeiras bandas de axé a conquistar espaço no eixo Rio-São Paulo e despontar para o sucesso fora da Bahia com a canção “Madagascar Olodum”, aparecendo em programas de TV como o Cassino do Chacrinha, da Rede Globo e todas as Emissoras e programas. A Banda Reflexu’s tinha e tem um trabalho musical voltado à valorização da história e cultura afro-brasileira.

A banda era formada anteriormente pelos vocalistas Marinez, Julinho Cavalcanti e Marquinhos, além dos músicos que completavam a banda: Ronaldo, Waschington, Ubiratan (Bira), Ednilson, Abílio e Wilson Pedro. Com o decorrer do tempo a formação da banda foi modificada como a entrada de Wil Carvalho no lugar de Marinez, além da participação de alguns músicos.


CONSAGRAÇÃO E PRÊMIOS

Foi a primeira banda baiana a se apresentar no Canecão, no Rio de Janeiro, projetando no cenário nacional a música baiana, abrindo as portas para futuros artistas baianos. A Banda Reflexu´s foi, também, a primeira banda baiana a vender mais de 1 milhão de discos.

Seu primeiro disco foi muito bem recebido pelo público e pela crítica e chegou emplacando grandes sucessos como “Madagascar Olodum”, “Alfabeto do Negão”, “Libertem Mandela”“Canto Para o Senegal”. 

“Madagascar Olodum”

“Canto Para o Senegal”

Outros grandes sucessos da banda também transpassaram as barreiras da Bahia, como a música “Serpente Negra”. A banda conquistou cinco discos de ouro, seis discos de platina, um disco de diamante e um disco de platina duplo. Em 1991 a banda foi eleita a revelação do ano pela critica brasileira, mesmo ano em que a vocalista Marinez conquistou o prêmio de Melhor Interprete da Canção Popular Brasileira.

“Serpente Negra”


CARREIRA INTERNACIONAL


A Banda Reflexus lançou carreira internacional em 1991 tendo gravado 4 (quatro) discos em dez países diferentes, sendo premiada com 01 (um) disco de OURO na Venezuela, 01 (um) disco de OURO no Canadá, e 01 (um) disco de PLATINA na França. A banda tocou em todos os principais programas da televisão brasileira. A Banda não parou de seguir seu caminho, seguiu se apresentando nos Carnavais desde então no Bloco Cartão Postal.



ATUALMENTE


Reformulada em 2015, a nova formação da Banda Reflexu’s promete levar mais uma vez a sua magia para o Mundo, através da voz da nova vocalista Patricia Vilar.

Patrícia já vem sendo destaque no Carnaval de Salvador e agora assume a responsabilidade de interpretar os sucessos da Banda que é Patrimônio de Salvador.

Informações obtidas no site oficial da banda, dão conta de que o grupo tocará nos próximos anos no BLOCO KAYALA, o qual já tem histórico importante e de destaque na maior Festa Popular do Planeta. Lançará novas músicas e nova estrutura somando em seu repertório todos seus sucessos que fizeram a história da Banda Reflexu’s.






Fontes:

http://bandareflexus.com.br/a-banda/
Fotos: Divulgação
Vídeos: Youtube.com