AutoCAD, Revit, Maya... AUTODESK LIBERA 7 SOFTWARES GRATUITOS PARA O PÚBLICO EM GERAL

O que era bom ficou ainda melhor! No início parecia apenas um boato corriqueiro, mas a verdade é que a Autodesk liberou o acesso para download de alguns de seus principais programas. Podemos dizer adeus para aquela marca d’água que denunciava “Apenas para fins educacionais”, pois agora estamos falando da versão comercial liberada para qualquer estudante, professor ou instituição de ensino.
Disponíveis softwares gratuitos da Autodesk

No final de 2014 começou a circular nas redes sociais, entre os interessados na área de projetos e afins, o que todos chamam de boatos. Mas os mais ousados foram “conferir a legitimidade dos fatos” e saíram abrindo alas para esse novo momento que o mundo da informatização de dados espaciais vive. Nada de boato, aconteceu mesmo! Ao acessar site educacional do AutoCAD, se cadastrar e inserir os dados da sua universidade, você recebe uma licença gratuita de 3 anos que, especula-se na rede, poderá ser renovada.

Muitas são as considerações e os comentários a respeito desse fenômeno, que a priori surpreende os projetistas de plantão, mas que também tem sua história diretamente ligada a uma realidade de fatos que quase nunca é comentada nas redes sociais. Todos sabem que a quantidade de pessoas que aprendiam a “crackear” os softwares da Autodesk (especial e principalmente o AutoCAD), não está escrita no gibi, nem “registrada em nenhum atributo CAD”. Quantos acadêmicos de Arquitetura, Engenharia e afins não aprendiam (e aprendem) com seus veteranos “como tirar aquela marca d’água que incomoda tanto”? É, precisamos ser sinceros em dizer que essa antiga política comercial trazia um certo “controle de compra” sobre os produtos, mas estava bem longe de ser a garantia da originalidade de um projeto comercial, infelizmente.


A novidade não alcança apenas os interessados do setor Geoespacial e de Construção Civil, mas muitos profissionais de Engenharia Mecânica, Design de Produto, Design Digital e afins, pois os softwares liberados também pertencem a essas áreas. Ao final do texto você terá a lista completa dos softwares e o link para baixá-los. 

Alguns dos softwares que foram liberados para download gratuito


Veja a seguir os sete softwares liberados para download no site da Autodesk.

• AutoCAD – Software de desenho assistido por computador

• Revit – Sistema desenvolvido especificamente para a Modelagem de Informação da Construção (BIM)

• Maya – Software de animação 3D

• 3DS Max – Sistema de modelagem

• Inventor – Ferramentas para projeto mecânico 3D

• Fusion 360 – Plataforma de 3D CAD/CAM para desenvolvimento de produtos

• Sketchbook – Aplicativo de pintura e desenho

Para saber mais e baixar os softwares, acesse a página de Educação da Autodesk.