Jaguar deixa carro 'transparente' para acabar com 'ponto cego'


Pilares projetam o exterior para dar maior visão ao motorista (Foto: Divulgação)
Depois do capô transparente, a Jaguar Land Rover está com um conceito em desenvolvimento que transforma as colunas do veículo em telas que projetam o exterior, dando maior visão ao motorista. 

A ideia da fabricante é oferecer uma visão de 360 graus ao condutor com objetivo de evitar os chamados pontos cegos e reduzir o número de acidentes. 

No projeto, os pilares que sustentam o teto ficam "transparentes" por meio de captação de imagens em tempo real por câmeras.

Em uma ultrapassagem ou conversão, quando o motorista mexe a cabeça para ver o que está do lado, o pilar B (do meio) também mostra o que há por trás dele.


Alertas

Assim como as colunas, o para-brisa também recebe projeções do tipo head-up display, já disponível em carros de luxo, para fazer alertas de perigo, por exemplo, aproximação de pedestres, ciclistas e outros automóveis. No futuro, a Jaguar Land Rover acredita que o para-brisa virtual poderá ser conectado à "nuvem" (armazenamento e a gestão de dados na internet) para projetar informações como pontos turísticos ao redor, localização de banheiros, preços de postos de combustíveis e vagas de estacionamento.



Siga-me

O projeto da fabricante também prevê um novo tipo de condução por GPS que cria um "carro fantasma" a ser seguido pelo motorista, sem tirar o olhar da via ou exigir atenção aos comandos de voz atuais. Funciona como num jogo de videogame e bastaria acompanhar o carro projetado no vidro. 

Na condução por GPS, basta seguir o carro fantasma à frente (Foto: Divulgação)

Fonte:

http://g1.globo.com/carros