Monaco, a banda de Peter Hook e David Potts



Nesse post vou falar de uma banda dos anos 90 que emplacou uma música bastante tocada naquela época. Lembro de comprar um CD só pelo fato da canção ser uma de suas faixas. 

Vamos falar da banda Monaco, formada por Peter Hook, baixista do New Order e por David Potts que surgiu no Reino Unido em 1995.









Formação

No final dos anos 80 os integrantes do New Order formaram vários projetos paralelos, entre eles Electronic do Bernard Sumner e logo depois o Revenge com Peter Hook. Mais tarde, com o término da banda Revenge, Peter Hook decidiu se juntar a David Potts (guitarrista do Revenge) e formar um novo projeto. Foi então que, em 1995, que surgiu a banda intitulada Monaco.

Sucesso

Em 1997 lançaram seu primeiro álbum, o MUSIC FOR PLEASURE, e o sucesso foi imediato. Foi nesse álbum que lançaram "What Do You Want From Me?", single de maior sucesso da dupla.

"What Do You Want From Me?" ficou em 11º lugar nas paradas britânicas, além de fazer parte da trilha sonora de um seriado britânico. Em 2011 também foi escolhida pelos fãs de um time irlandês de futebol, o Shelbourne, como música tema do time. A música é realmente muito boa e marcou bastante a banda, além de parecer dos anos 80. Tanto a melodia quanto a letra nos fazem pensar que era mesmo daquela época.


“What Do You Want From Me?” lembrava o som da banda titular de Peter, o que fez muita gente pensar que estava ouvindo o New Order. Outra desse mesmo álbum que fez sucesso é a "Sweet Lips", que alcançou o 18º lugar nas paradas britânicas. Também é excelente e, assim como todas do Monaco, tem cara de anos 80.




Fim da Banda

David Potts e Peter Hook
Em 1999 lançaram o segundo álbum, o MONACO sem muita projeção econômica e nas paradas musicais. Com o pouco sucesso do novo álbum e problemas na gravadora, a banda começou a passar por uma fase difícil e os integrantes começaram a se desentender. Então no ano seguinte ao do lançamento deste álbum, resolveram se separar, terminando com a banda.

Em 2007 Peter Hook e David Potts se juntaram para tocar algumas músicas do Monaco no Hard Rock Café de Manchester. Mas deram outro nome para a dupla, Hooky & Pottssy.

Por conta dessas profundas raízes no New Order, que Monaco caiu na desgraça da crítica e teve sua música single eternizada nas pistas. Após dois discos com quase nenhuma repercussão, o Monaco teve que encerrar suas atividades porque “Hooky” se reencontrou com os velhos companheiros de New Order em 1998 e voltou a trabalhar intensamente com eles de lá para cá. Potts ficou entregue à própria sorte, caído no esquecimento e no ostracismo.
peter hook live
Peter Hook
Todavia pode parecer equivocado dizer que foram as ondas estreladas do baixo de Peter Hook que deu a propulsão suficiente para Monaco (e sua breve vida) e o New Order sobreviverem. Foi somente quando os membros do New Order decidiram separar (ou no mínimo perderam a ética de trabalho de uma maneira permanente) que Hook decidiu formar a sua propria banda.



Fontes:
http://www.autobahn.com.br
http://revistaogrito.ne10.uol.com.br