Fort Bourtange - uma vila em forma de estrela

Fort Bourtange é um forte em formato de estrela com uma rede de canais e lagos que foram usados ​​como fossos - que também foram construídos em formas de de estrelas, localizado na aldeia de Bourtange, Groningen, Holanda. Foi construído em 1593 e sua finalidade original era dominar a única estrada entre a Alemanha e a cidade de Groningen, que foi controlada pelos espanhóis durante a época da Guerra dos Oitenta Anos.

fort-bourtange-3

No século 15, durante a época da pólvora quando o canhão passou a dominar o campo de batalha, esse novo estilo de fortificação evoluiu na Europa. Estas fortificações tinha  uma grande vala e muitos bastiões triangulares, projetados especificamente para cobrir um ao outro. A nova fortificação se tornou tão popular que o projeto foi rapidamente adotado por outras nações, como a Índia e o Japão. 

Depois da sua última batalha em 1672, o Forte continuou a serviço das forças locais que faziam a defesa da fronteira com a Alemanha, até que foi finalmente abandonado em 1851 e transformada em uma vila. O Fort Bourtange atualmente serve como um museu histórico.