Display holográfico e interativo

Seu conceito baseia-se em um projetor de vídeo combinado com difusores holográficos e um espelho que gira constantemente em alta velocidade para formar a imagem em 360 graus. Além disso, são necessários também a utilização de circuitos FPGA para a decodificação dos sinais do vídeo.


Sua infraestrutura conta ainda com uma placa gráfica capaz de renderizar até 5.000 imagens por segundo em 360 graus, suportando até 20 updates por segundo. Isso torna possível a inclusão de recursos interativos e até mesmo imagens animadas durante a reprodução holográfica.

O sistema é composto por uma lente especialmente desenvolvida para holografias, um controlador digital, um sensor de movimento e um projetor a laser. As imagens são formadas no ar, cerca de 20 centímetros acima do plano do equipamento, e possuem área de 7 x 7 cm.


A interação do usuário com o conteúdo exibido é feito com a ajuda do sensor de movimento de um Kinect, e diversos aplicativos já foram desenvolvidos para esse fim. Além de “tocar” em ícones, o usuário pode “desenhar” no ar e até se divertir com joguinhos no estilo Pong.

De acordo com o site Tech Radar, a tecnologia poderia ser implantada em automóveis no futuro, o que colaboraria para uma forma mais intuitiva de usar sistemas de navegação, por exemplo. Vale a pena esperar para ver o que o futuro nos reserva, mas também torcer para que um mapa holográfico flutuando no interior do automóvel não distraia demais os motoristas.

Fontes:
www.techzine.com.br
Youtube