Os 10 museus mais visitados do mundo

Coleções históricas, obras de arte famosas, arquitetura e enriquecimento cultural são alguns dos motivos que levam tantos turistas a visitar museus espalhados por todo o mundo. Com base em dados do Índice Temático 2012, compilados pelo Themed Entertainment Association e a AECOM, listamos os 10 museus mais visitados do mundo. O Louvre - casa de Mona Lisa e de tantas obras-primas - por mais um ano liderou o ranking com quase 10 milhões de visitantes ao ano, seguido por museus dos Estados Unidos, Reino Unido e Vaticano. Veja a seguir a lista completa dos 10 museus mais visitados do mundo.


1. Museu do Louvre – Paris, França (9,7 milhões de visitantes)

Não é nenhuma surpresa que o Louvre, em Paris, tenha encabeçado por vários anos consecutivos a lista dos museus mais visitados do mundo. Em 2012, atraiu um número recorde de 9,7 milhões de visitantes, o que significou um aumento de aproximadamente 10% em relação ao ano anterior. Construído para ser uma fortaleza no século 12, o Louvre tornou-se um palácio real até o século 18, quando foi transformado em museu. Hoje abriga cerca de 380 mil itens e 35 mil obras de arte, das quais se destacam “A Jangada de Medusa”, “Vênus de Milo”, “O Juramente dos Horácios” e “Mona Lisa”, a grande estrela do local.

7 dos 10 museus mais visitados do mundo têm entrada gratuita - 1 (© Shutterstock)

2. Museu Nacional de História Natural – Washington, Estados Unidos (6,8 milhões de visitantes)

O Museu Nacional de História Natural, inaugurado em 1910, tem em seu acervo mais de 127 milhões de espécies de ciências naturais e artefatos culturais de todo o mundo. As exposições permanentes incluem esqueletos de dinossauros, uma enorme coleção de gemas naturais e minerais, artefatos do homem primitivo, um zoológico de insetos, uma impressionante coleção do mundo marinho, entre outras atrações.

7 dos 10 museus mais visitados do mundo têm entrada gratuita - 1 (© Shutterstock)

3. Museu do Ar e Espaço – Washington, Estados Unidos (7,6 milhões de visitantes)


O Museu do Ar e Espaço, em Washington, mantém a maior e mais importante coleção de aeronaves, foguetes e objetos espaciais do mundo. Entre as peças mais famosas, estão a Voyager - primeira aeronave a dar uma volta ao mundo sem parar ou reabastecer - e o módulo de comando Columbia da Apollo 11, a primeira missão que colocou um astronauta na lua. Além do setor expositivo, há também um centro de pesquisa, planetário e dois simuladores de voo interativos para o público se divertir.

7 dos 10 museus mais visitados do mundo têm entrada gratuita - 1 (© Shutterstock)

4. Metropolitan Museum of Art – Nova York, Estados Unidos (6,1 milhões de visitantes)

Fundado em 1820, o Metropolitan Museum of Art – também chamado de Met – é um dos maiores e mais importantes museus do mundo. Tem uma fantástica coleção composta por mais de dois milhões de obras em cinco mil anos de história, desde a pré-história até os dias atuais. Entre o acervo permanente, destacam-se coleções de arte europeia, obras de artistas americanos e seções dedicadas à exposição de roupas, armamentos e instrumentos musicais.

7 dos 10 museus mais visitados do mundo têm entrada gratuita - 1 (© Shutterstock)

5. Museu Britânico – Londres, Reino Unido (5,5 milhões de visitantes)

O Museu Britânico abriu suas portas em meados do século 18 e, exceto durante as duas guerras mundiais, manteve-se sempre aberto. Com entrada gratuita, mantém em seu acervo permanente peças valiosas da história do mundo: múmias, sarcófagos, armaduras, máscaras astecas, manuscritos medievais, joias persas, moedas antigas de cerâmica, além da famosa Pedra de Roseta e as esculturas de Partenon, conhecidos também como mármores de Elgin. Em 2000, o museu inaugurou a “Great Court”, a maior praça coberta da Europa, que ocupa o espaço central do edifício, ao redor da sala de leitura da biblioteca.

7 dos 10 museus mais visitados do mundo têm entrada gratuita - 1 (© Shutterstock)

6. Tate Modern – Londres, Reino Unido (5,3 milhões de visitantes)

O Tate Modern, que abriu suas portas há apenas 13 anos, tornou-se rapidamente o museu mais popular de arte moderna e contemporânea do mundo, entrando para o seleto grupo de museus que atraem cinco milhões de visitantes anualmente. As obras expostas em suas galerias são criações de grandes nomes, como Picasso, Matisse, Chagall, Miró e Roy Lichtenstein. No sexto andar, há um restaurante que oferece uma vista incrível para o rio Tâmisa e a Catedral de St.Paul.

7 dos 10 museus mais visitados do mundo têm entrada gratuita - 1 (© Shutterstock)

7. The National Gallery – Londres, Reino Unido (5,1 milhões de visitantes)

A riqueza das pinturas da Europa Ocidental - dos séculos 13 ao 19 -, a entrada franca e uma localização privilegiada na Trafalgar Square contribuem para que a National Gallery seja um dos museus mais populares de Londres. E não é por acaso que ela também é considerada uma das mais importantes galerias de arte do mundo: lá estão expostas pinturas de artistas renomados como Leonardo da Vinci, Botticelli, Caravaggio, Renoir, Michelangelo, Monet, Picasso e Van Gogh.

7 dos 10 museus mais visitados do mundo têm entrada gratuita - 1 (© Shutterstock)

8. Museus Vaticanos – Vaticano (5,06 milhões de visitantes)

A decisão do Papa Júlio II em exibir uma coleção de esculturas no início do século 16 levou à criação dos Museus Vaticanos, que abrigam extensas e valiosas coleções de arte e antiguidades colecionadas ao longo dos séculos pelos pontífices romanos. Dentre as diversas instituições independentes presentes no local, há galerias sobre arte egípcia, história etrusca, tapeçarias, Pinacoteca com obras do Renascimento, arte contemporânea, além de diversos pequenos museus históricos e etnológicos. No entanto, o que leva tanta gente a conhecer o local é a Capela Sistina, com seu famoso afresco pintado no teto por Michelangelo e paredes laterais feitas por mestres como Botticelli, Rosselli e Ghirlandaio.

7 dos 10 museus mais visitados do mundo têm entrada gratuita - 1 (© Shutterstock)

9. Museu Americano de História Natural – Nova York, Estados Unidos (5 milhões de visitantes)

Localizado próximo ao Central Park, em Nova York, o Museu Americano de História Natural é considerado uma das maiores instituições desse segmento no mundo. Ele conta atualmente com mais de 32 milhões de espécies, fósseis e objetos distribuídos em aproximadamente 45 salas de exposição. Conheça, por exemplo, espécies da fauna e da flora de diferentes partes do mundo, veja uma réplica em tamanho real de uma baleia azul (na foto), explore as coleções antropológicas e, por fim, aprecie a beleza da maior safira azul do mundo. Quando estiver visitando o local, não deixe de reparar nas diversas galerias que serviram de cenário para o filme “Uma Noite no Museu” (2006).

7 dos 10 museus mais visitados do mundo têm entrada gratuita - 1 (© Shutterstock)

10. Museu de História Natural – Londres, Reino Unido (4,9 milhões de visitantes)

O Museu de História Natural, inaugurado em 1881, é um dos três principais museus localizados na “Exhibition Road” - no bairro de South Kensington - em Londres. O seu acervo - que teve início com a doação de objetos pessoais do colecionador Sir Hans Sloane - conta hoje com mais de 70 milhões de espécies naturais, incluindo animais, plantas, insetos e fósseis. Das exclusividades, destacam-se a exposição permanente de esqueletos de dinossauros e a coleção de espécies coletadas pessoalmente por Charles Darwin.

7 dos 10 museus mais visitados do mundo têm entrada gratuita - 1 (© Shutterstock)


Fonte:
http://viagem.br.msn.com