A" Casa Torta" e a "Casa Dançante" - duas fantásticas obras da arquitetura

Krzywy Domek, a Casa Torta de Sopot

Apesar da sua estrutura lembrar a das casas à sua volta, a Krzywy Domek (Casa Torta) foi feita para parecer que está derretendo. Desde que foi construída, em 2004, se tornou o edifício mais fotografado da Polônia.

Ela é obra do arquiteto polonês Szotynscy Zaleski, que a construiu inspirado nas ilustrações do artista Jan Marcin Szancer e faz parte de um shopping center em Sopot. 

Tem três andares e quatro mil metros quadrados. O curioso é que dentro dela funciona um bar chamado de Wonky bar, que significa vacilante, instável. Tanto os sóbrios quanto os mais empolgados com os drinks poloneses terão a mesma visão ao sair de lá. 


Faça um tour pelo interior da casa: http://krzywydomek.info/guide-to-krzywy-domek/virtual-tour.html

Faça um tour pelo exterior da casa: http://krzywydomek.info/guide-to-krzywy-domek/virtual-tour.html

A Ginger & Fred, a Casa Dançante de Praga 


A Ginger & Fred (nome inicial do projecto, alusivo ao par de dançarinos Fred Astaire e Ginger Rogers) mais conhecida como "A Casa Dançante"(Tančící dům em checo), foi desenhada pelo arquiteto Vlado Milunić, em cooperação com o arquiteto canadense Frank Gehry. Encontra-se no local que anteriormente era ocupado por um edíficio Neo-Renascentista, destruído por um bombardeamento em 1945 (uma das raras vítimas arquitetônicas de Praga durante a II Guerra Mundial). 

A construção foi feita em 99 painéis de concreto de forma irregular, todos eles diferentes entre si, exigindo uma cofragem individual. O edifício não foi pintado: os arquitetos envolvidos optaram por manter o aspecto inicial dos materiais de construção.

Apesar do visitante não poder explorar livremente o interior do prédio, ocupado por escritórios, poderá subir até ao último andar e tomar uma refeição no restaurante de influência francesa, Celeste.


Veja vídeo da casa torta