Vírus que promete mudar a cor do Facebook afeta muitos usuários

Há algum tempo circula pelo Facebook um link que supostamente possibilita ao usuário trocar da cor da rede social, de azul para vermelho, verde e até rosa. A mensagem é mais um golpe.

"Como mudar a cor do Facebook?" Segundo a empresa de segurança Sophos, caso você seja atraído por essa mensagem e visite um dos links anexos nela, você encontrará "uma história muito familiar". O usuário é comumente redirecionado para uma página que solicita uma "verificação" (verificar o que?) antes de poder alterar o esquema de cores da página.

É aí que crackers solicitam sua permissão para que um aplicativo não autorizado tenha acesso ao seu perfil e poste mensagens em seu nome - como acontece quando acessamos aplicativos de terceiros. Dando a tal autorização, scammers serão capazes de roubar dados do seu perfil e, de quebra, utilizar a sua rede de contatos para publicar em seu nome uma mensagem maliciosa que tem a função de atrair mais vítimas.  usuário caiu na armadilha e seu perfil espalha a mensagem maliciosa pela rede.
A mensagem aparece como se fosse um comentário em páginas, grupos e no feed de amigos. As vítimas devem remover todas as mensagens que foram postadas em seu nome pelo APP, antes de seus amigos também caiam na armadilha.

Ao curtir uma Fanpage (página) desse tipo, automaticamente o seu perfil irá enviar diversas mensagens para os seus contatos.

Para evitar o envio de mensagens importunas é necessário dar um “Dislike” na página, ou seja, "descurtir" a Fanpage para que não sejam mais enviadas mensagens com o vírus para a sua rede de contatos.

O velho e conhecido "não clique" é ainda a melhor forma de se prevenir contra essa ameaça. O vídeo abaixo mostra como remover aplicativos indesejados do seu facebook.


http://www.diolinux.com.br