New Century Global Center: o edifício mais largo do mundo

O edifício mais alto do mundo fica em Dubai, nos Emirados Árabes, porém o edifício mais largo do mundo está localizado na China, na cidade de Chengu.


Edifício mais largo do mundo é inaugurado na China

Chengu possui mais de 14 milhões de habitantes e hoje abriga um dos maiores complexos comerciais do mundo, denominado New Century Global Center. A construção ultrapassa os 100 metros de altura e tem mais de meio quilômetro de extensão, podendo abrigar três áreas do Pentágono, 20 Óperas de Sydney e o Vaticano inteiro. O terreno total do complexo é quase do tamanho do país de Mônaco.

Um mundo paralelo

O novo colosso chinês tem uma área de 1,7 milhão de metros quadrados, onde caberiam dez Maracanãs. Mas não é só o tamanho que impressiona na estrutura ondulada de aço e vidro.O complexo foi projetado para abrigar várias atrações, incluindo uma praia com capacidade para 6.000 banhistas, que poderão se esbaldar nas maiores ondas já produzidas artificialmente.

A espessa cortina de névoa e poluição que costuma cobrir Chengdu não será problema, afirmam os autores do projeto. O prédio terá um sol artificial que brilhará 24 horas por dia, graças a uma tecnologia de iluminação importada do Japão. "Esta é uma cidade oceânica construída pelo homem", disse o guia Liu Xun ao jornal australiano "Sydney Morning Herald". "Haverá mil quartos de hotel, todos com vista para o mar".


Para garantir o clima praiano, um dispositivo reproduzirá o sopro da brisa marinha. Não faltará pôr do sol, que será projetado num painel de alta definição de 150 metros, o mais longo do planeta. Além dos dois hotéis cinco estrelas, o megaprojeto abriga um dos maiores shopping centers do país, escritórios, um rinque de patinação e cinema com 14 salas.

Para não fugir à bizarra mania chinesa de copiar atrações turísticas de outros países, o complexo conta ainda com um bazar árabe e uma vila mediterrânea.

Situado no centro financeiro de Chengdu, o New Century Global Centre é um dos vários projetos arquitetônicos traçados pela província de Sichuan para transformar sua capital em um polo turístico internacional.

Edifício mais largo do mundo é inaugurado na China

O edifício, se é que pode ser classificado desse jeito, demorou mais de três anos para ser construído. O topo da construção imita o formato das ondas, simulando um constante movimento. Com o ritmo frenético de crescimento da China, talvez daqui há alguns anos o New Century Global Center seja superado por outra obra oriental.

www.tecmundo.com.br