Voo inaugural do Airbus A350 XWB, o avião mais eficiente a decolar


Avião é foi projetado para economizar combustível e transportar 350 pessoas.


A Airbus divulgou o vídeo do primeiro voo do seu atual orgulho de engenharia. O A350 XWB é um avião bastante grande, que pode acomodar até 350 passageiros, e tem 53% de sua estrutura feita em fibra de carbono. Ou seja, metais pesados e outros materiais foram utilizados apenas em partes vitais para deixar o grande pássaro aí bem leve.



Com isso, ele é a mais eficiente aeronave em sua categoria a decolar até hoje. A fabricante pensou tanto em economia de combustível, que até a eletricidade da cabine precisou passar ter o uso diminuído. Toda a iluminação é feita em por lâmpadas LED. Além do mais, suas turbinas foram construídas especificamente para ele e são as mais eficientes do mundo também. Tudo isso para emitir menos CO2 na atmosfera.


O único concorrente do A350 é o Boeing 787 Dreamliner. Essa classe de aviões tem 50% de sua estrutura feita em fibra de carbono e é bem menor que o Airbus, comportando 100 passageiros a menos. Fora isso, essas aeronaves da Boeing ficaram conhecidas pela série de problemas que têm apresentado. Diversos países do mundo inteiro chegaram a proibir que o modelo decolasse em seus aeroportos.

O voo inaugural do A350 aconteceu ontem (14/06/13) na França, e o modelo já conta com 600 unidades encomendadas para a Airbus.


Fonte: www.tecmundo.com.br