10 programas para projetar a casa dos seus sonhos


Montar a planta da sua casa e decorá-la é muito fácil. Confira várias opções para você planejar a futura moradia ou a reforma da atual.




Para facilitar a vida de quem precisa projetar sua própria casa, inúmeros programas gratuitos de planejamento estão disponíveis na internet. E o melhor: são simples de usar, elaboram plantas profissionais com imagens em 3D e tiram “fotos” dos ambientes planejados.

Existe vários programas para você montar a casa dos seus sonhos. Aqueles que alugaram um imóvel, querem reformar a casa, ou simplesmente reformular a decoração dos cômodos, também podem bancar o arquiteto. Planejar sua casa nunca foi tão fácil. Veja alguns programas que permitem isso.

Programas para instalar no seu PC


Programas instalados ainda transmitem a ideia de segurança e confiabilidade – pelo menos em relação aos aplicativos que rodam online. Confira 4 opções para quem quer um software de planejamento imobiliário instalado no computador.

Sweet Home 3D


Programas de planejamento não foram feitos apenas para quem quer construir ou reformar um imóvel. Aqueles que desejam apenas planejar a distribuição dos móveis pela casa podem aproveitar os recursos desse tipo de programa para reformular o ambiente caseiro. O Sweet Home 3D é uma boa opção. Já tinha falado deste programa aqui no blog e de como eram satisfatórios os resultados. Veja aqui o post sobre uma sala que criei.


(Fonte da imagem: Sweet Home 3D)

O programa conta com um catálogo básico de móveis, separados por cômodos e sem muita personalização (o que é perfeito para quem quer ser prático). 

Além disso, Sweet Home exibe uma versão da planta em 3D ao mesmo tempo em que você constrói a planta em 2D. Portanto, é possível visualizar em tempo real como vai ficar seu projeto. Bastante ágil, não? 

O programa cria fotos e vídeos em 3D dos cômodos e a visualização renderiza quase instantaneamente, apesar da qualidade visual não ser muito boa. Sweet Home 3D é um software livre, com versão em português e pode ser usado comercialmente.


MyVirtualHome


Para os mais preguiçosos, MyVirtualHome cairá como uma luva na hora de planejar um imóvel. O programa só trabalha com modelos prontos de ambientes que já vêm com uma decoração padrão. Mesmo assim, as paredes e os imóveis podem ser facilmente personalizados.


(Fonte da imagem: A to Z Home and Garden)

Opções para preencher os cômodos não vão faltar, pois a coleção de objetos de decoração e imóveis é bastante completa. O programa não tira screenshots (fotos dos ambientes) e nem grava vídeos. Porém, é um dos mais fáceis e agradáveis de trabalhar. 

Todas as plantas de MyVirtualHome são feitas diretamente em 3D, pois não existem versões menos detalhadas. A visualização em terceira dimensão é bastante simples e sem opções avançadas de renderização da textura.

pCon Planner

Um dos mais profissionais e, talvez por isso, mais difíceis de trabalhar. PCon.planner é mais indicado para pessoas que já têm noção de modelagem em 3D e planejamento de plantas, pois suas ferramentas são mais complexas e podem parecer confusas para um usuário mais leigo.


(Fonte da imagem: pCon Planner)

As opções dos objetos de construção e decoração são bem simples, mas o programa conta com um navegador interno, em que é possível fazer download de modelos prontos de cômodos ou objetos para serem adicionados na sua planta.

A tela do programa é dividida em quatro áreas: visualização aérea da planta, das duas laterais e em perspectiva 3D. pCon Planner tem versão em português de Portugal.

IKEA Home Planner

Programa profissional com funções enxutas. O IKEA Home Planner é outro programa mais avançado de planejamento de plantas. Indicado para o uso profissional ou para pessoas que precisam calcular medidas e verificar espaços. 


(Fonte da imagem: IKEA fans)

A visualização da planta é bem simples, mesmo na versão 3D. A diferença principal desse programa em relação aos outros é o nível em que podem ser alterados os objetos (por exemplo, é possível trocar a maçaneta de um móvel).

O programa conta com quatro abas principais: planta, planta com exibição objetos, visualização 3D e cálculo de preço de todos os objetos e móveis da obra. Essa última é mais voltada para a loja virtual da IKEA, e os preços (em dólar) são baseados em seu catálogo online.

Programas que rodam direto no navegador


Os programas online levam uma vantagem em relação aos programas instalados: seus arquivos podem ser abertos em qualquer computador com internet, bastando inserir login e senha. Esse é um dos benefícios da computação nas nuvens. Além disso, todos eles primam pela facilidade de uso. Testamos seis aplicativos virtuais para você montar e decorar ambientes:

Roomle

Esse programa é feito para os ansiosos de plantão. Com Roomle, todas as funções estão a um clique de distância. O programa é mais simples que algum de seus concorrentes, porém tem uma aura mais profissional. Os objetos de decoração não possuem muitas variações de um mesmo tipo (por exemplo, existe apenas um só modelo de sofá), mas isso não é um problema para aqueles que só querem demarcar as posições dos objetos no espaço.

Roomle é extremamente fácil de usar, tanto ao modelar a planta, quanto ao posicionar os objetos. Ele tem integração com redes sociais e versão em português. Efetuando login no programa, você pode salvar as plantas criadas e editá-las em qualquer PC conectado na web. 


O programa conta ainda com duas versões de visualização em 3D: uma mais simples e uma avançada. Na mais simples, os objetos oferecem um detalhamento mais “leve”, não exigindo muito processamento do navegador. Já a versão avançada mostra um personagem para visitar a estrutura feita, e você pode direcioná-lo dentro da casa com as setas do teclado.

Apesar dos recursos 3D aparentemente mais especializados, sua texturização tem uma qualidade um pouco inferior e apresenta algumas falhas. É necessário baixar um plugin adicional para a função 3D avançada. Mas o programa é muito rápido, bonito e funcional.

Floorplanner 

Floorplanner é bastante fácil de usar, e possui uma considerável coleção de móveis e objetos para inserir na planta. O programa conta com uma galeria de plantas dos usuários, onde é possível navegar por todos os projetos salvos e visualizá-los. 


O aplicativo é um dos mais simples que foram testados, e conta com uma versão paga e uma gratuita. A versão livre permite criar apenas uma planta, exibe publicidade e conta com algumas funções limitadas: não exporta, não publica online, e não produz vídeos e fotos em 3D dos ambientes.

A visualização em 3D demora consideravelmente para carregar, mas a qualidade estética é muito boa. As imagens da planta em 2D também são visualmente agradáveis. Floorplanner conta com versão em português de Portugal.

Autodesk Homestyler

A Autodesk (de produtos como o AutoCAD e 3D Studio Max) resolveu lançar seu próprio construtor de lares que roda diretamente na internet – e é gratuito. Com essa poderosa chancela, Autodesk Homestyler se apresenta como um dos mais completos programas para planejar uma casa. 

O programa consegue aliar facilidade de uso a boas ferramentas de trabalho. A construção é simples e você pode optar por começar “do zero”, ou carregar um dos designs da galeria. Existem diversas opções de decoração para preencher o ambiente, e o programa tem integração com redes sociais. Autodesk Homestyler faz uma lista para download de todos os produtos que você inseriu na planta, e “tira fotos” do ambiente, muito parecidas com de trabalho de arquitetos profissionais. 


Além de tudo isso, Autodesk Homestyler cria um site para sua exibir seu projeto, com as fotos do ambiente em 3D e visualizações da planta. Criando uma conta, você consegue salvar projetos para abri-los posteriormente em qualquer computador conectado à internet.

O programa é estonteante, mas peca um pouco na usabilidade. Editar os objetos e as estruturas da residência é tarefa fácil, mas não tão rápida. Quem quiser criar e editar várias plantas, pode preferir outro programa que seja mais ágil.

MyDeco

MyDeco é um site que auxilia usuários a projetar seu imóvel. De quebra, é possível visualizar milhares de móveis e objetos de decoração para inserir no projeto e depois comprá-los (essa última opção somente para os EUA e o Reino Unido). Portanto, todos os objetos inseridos nos ambientes projetados pelo usuário são itens que estão à venda na loja virtual da empresa.


O grande foco de MyDeco está na enorme variedade de produtos, já que conta com objetos de verdade para decorar os ambientes. Há uma infinidade de opções, muito superior a qualquer outro concorrente. Apesar disso, o programa conta com um hábil projetor de plantas baixas, com ferramentas simples, mas de grande utilidade.

Você pode tirar fotos dos ambientes, mas o processo de renderização da imagem (que é feito em segundo plano) pode demorar até 2 horas (e fica com qualidade ótima). O aplicativo conta ainda com uma competição de design online, em que são propostos desafios de decoração.

3Dream Basic

Com uma interface bastante amigável, 3Dream oferece um sistema muito simples de usar para projetar a casa dos seus sonhos. Todas as opções são acessadas de forma rápida, e o usuário não vai encontrar a menor dificuldade para aprender a usar o programa. 

3Dream conta com uma boa coleção de objetos, embora não exista uma galeria deles: há apenas um sistema de busca (em inglês). Por exemplo, se você digitar chair (cadeira em inglês), o programa vai buscar todas as cadeiras disponíveis, e essa será a única maneira de encontrar os imóveis e objetos de decoração para inseri-los na planta.


(Fonte da imagem: 3Dream)

3Dream tem quatro tipos de visualização do projeto, que vai da mais simples (com apenas os traços da estrutura) até a renderização 3D. O programa tira fotos dos ambientes e permite o envio por email.

O usuário pode escolher entre uma versão gratuita e outras opções pagas. Na gratuita, o programa fica limitado à criação de 2 projetos, 10 cenas, e 25 snap shots (fotos), além de acessar apenas 10% do catálogo de produtos.

Space Designer 3D

Precisando de uma opinião sobre sua planta? Peça para os designers, com Space Designer 3D. Você pode enviar um e-mail para uma equipe especializada, que vai avaliar sua planta e dizer o que eles pensam. 

Os objetos e móveis de Space Designer possuem um 3D que enche os olhos. Infelizmente, não é possível tirar “fotos” gratuitas dos ambientes. Se quiser uma, você pode solicitar um orçamento para a produtora. Além de poder contar com a opinião de designers, é possível solicitar imóveis personalizados para eles.


(Fonte da imagem: Space Designer 3D)

O programa já vem com estruturas limitadas, em que é possível construir apenas em três formatos: quadrado, em “T” e em “L”. Praticamente nenhum ajuste pode ser feito, além de redimensionar os cantos. Um ponto fraco do programa é que ele não desfaz opções. Space Designer 3D conta com tradução em português de Portugal.


Fonte: Tecnomundo