Novo dispositivo grava e reproduz hologramas 3D em tempo real

Segundo pesquisador responsável pelo projeto, holografia em tempo real pode ser aplicada em medicina remota e na indústria do entretenimentopor Redação Galileu

Nasser Peyghambarian, líder do projeto
Uma equipe da Universidade do Arizona, liderada pelo professor de ciências óticas Nasser Peyghambarian, desenvolveu um novo tipo de holograma que permite a projeção de uma imagem tridimensional móvel,que pode ser vista sem o uso de óculos especiais ou outros dispositivos auxiliares.

"A nova tecnologia de holografia desenvolvida aqui significa que podemos gravar uma imagem em três dimensões em um local e mostrá-la em outro local, em tempo real, em qualquer parte do mundo", disse Peyghambarian.

De acordo com o pesquisador os hologramas que conhecemos hoje são capazes de proporcionar excelente resolução e profundidade tridimensional, mas não têm a capacidade de atualização dinâmica das imagens.

O protótipo testado na Universidade do Arizona usa uma tela de 10 polegadas, mas o grupo de Peyghambarian já está testando com sucesso uma versão muito maior, com um monitor de 17 polegadas.

Holograma 3D é visto no projeto de Nasser Peyghambarian

A imagem é gravada usando um conjunto de câmeras comuns, e cada pessoa vê o objeto em forma de holograma a partir de uma perspectiva diferente. Quanto maior for o número de câmeras usadas na gravação, mais refinada ficará a apresentação final dos hologramas.

Atualmente, o sistema só consegue mostrar imagens em uma cor, mas Peyghambarian e sua equipe já demonstraram dispositivos capazes de exibir imagens tridimensionais em várias cores. Segundo Nasser Peyghambarian, a nova tecnologia pode levar a medicina remota, a publicidade e até a indústria do entretenimento a níveis mais avançados de interação.

Veja no vídeo (em inglês) como funciona o sistema:



Fonte:
http://revistagalileu.globo.com
Youtube.com