Como se faz um filme?

FASE DE DESENVOLVIMENTO

Reúne produtores, roteiristas e executivos de um estúdio numa conversa onde discutem o conceito e os possíveis atores do filme, o roteiro é reescrito inúmeras vezes até que agrade aos produtores e ao estudio, quando a última versão do roteiro é vista como um empreendimento rentavel os executivos dão sinal verde e inicia-se a pré produção, começa a contratação do elenco, definição de locações ,pesquisa histórica e a criação do storyboard.


Calcula-se o custo de produção e filmagem, após testes e negociações o diretor de elenco assina contrato com cada ator

PRODUÇÃO


NO SET DE FILMAGENS
  • Assistente de figurino - cuida dos figurinos durante a produção
  • Continuísta - cuida para que maquiagem, figurino etc. permaneçam iguais nas sequenciasDecorador de set - providencia e decora os cenarios
  • Diretor de fotografia (fotografo,iluminador,camera) - responsavel pela iluminação, composição, escolha de camera, lente e filmeEletricista - auxilia o eletricista chefe
  • Eletricista chefe - responsabiliza-se por eletricidade e iluminação
  • Engenheiro de som - responsabiliza-se pela gravação sonora no set
  • Fotografo - tira fotografias da produção
  • Gerente de locação - encontra as locações apropriadas e obtém autorização de uso
  • Gerente de produção - controla os gastos diários
  • Maquinista - movimenta os equipamentos no set
  • Microfonista - posiciona e opera o microfone
  • Operador de camera - movimenta a camera
  • Primeiro assistente de camera - cuida da camera, troca lentes e filmes, opera o foco
  • Produtor de arte - desenha os cenários e faz modelos
  • Segundo assistente de camera - troca filmes, opera a claquete e auxilia o camera


Set de filmagens do filme 300. O fundo azul é onde serão colocados os
efeitos especiais. Foto: meuespacomeulugar.zip.net

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA

O diretor de fotografia supervisiona a equipe responsável pela iluminação, seleciona os tipos de películas, processos de impressão, cameras, lentes e filtros, o melhor ponto para se posicionar a camera e a composição do enquadramento



PRODUÇÃO DE ARTE

Arquitetura e decoração de cenários, até de utensílios a serem usados pelos atores, um produtor de arte precisa ter noções de arquitetura, engenharia, pintura, desenho e artes trabalhando junto com o figurinista para garantir coerência de roupas com o visual do filme.




ATUAÇÃO


Depois de contratados , os atores se preparam para os papéis, desenvolvendo seus personagens, raspando a cabeça, ganhando peso etc, diferente do teatro , onde o que mais conta é o movimento do corpo, os atores de filmes precisam treinar expressões faciais que serão visíveis no filme. 

Uma única cena pode ser repetida inúmeras vezes até que fique boa, é preciso que haja no mínimo 1 cópia de segurança, na hora da edição todas as tomadas de uma cena são revistas e seleciona-se a melhor. Dublês são contratados para substituir os atores em cenas perigosas, em certos casos uma versão digital do ator é usada, em parte o dublê é usado por economia, pois preserva o ator até o fim da produção e garante o investimento, o objetivo é evitar acidentes como o que tirou 2 dedos da mão do ator Harold Lloyd em 'Assombração Assombrada' (1920).


ATUAÇÃO

Depois de contratados , os atores se preparam para os papéis, desenvolvendo seus personagens, raspando a cabeça, ganhando peso etc, diferente do teatro , onde o que mais conta é o movimento do corpo, os atores de filmes precisam treinar expressões faciais que serão visíveis no filme, uma única cena pode ser repetida inúmeras vezes até que fique boa, é preciso que haja no mínimo 1 cópia de segurança, na hora da edição todas as tomadas de uma cena são revistas e seleciona-se a melhor.

Charles Chaplin em cena: Foto: iguatu.net

Michael Clarke Ducan em cena de "A espera de Um Milagre".
Foto:http://noticiascabana.blogspot.com.br

Dublês são contratados para substituir os atores em cenas perigosas, em certos casos uma versão digital do ator é usada, em parte o dublê é usado por economia, pois preserva o ator até o fim da produção e garante o investimento, o objetivo é evitar acidentes como o que tirou 2 dedos da mão do ator Harold Lloyd em 'assombração assombrada' (1920).
Charles Chaplin 

SOM

O som de um filme inclui diálogos, efeitos sonoros e música, responsabilidades do engenheiro de som, do editor de som e do compositor, durante as fases de produção e pós produção

FIGURINO, MAQUIAGEM E CABELO

Junto com o diretor o diretor de fotografia e o desenhista de produção, o figurinista elabora o guarda roupa, pesquisando cores , tecidos e modelos do período em questão,a maquiagem é refeita pelo menos uma vez ao dia para que se mantenha inalterada durante as filmagens

EFEITOS ESPECIAIS

Depois de prontas e selecionadas ,as cenas que irão receber os efeitos, recebem o acabamento digital dentro dos computadores, efeitos físicos são feitos no estúdio mesmo, com cabos presos aos atores, os efeitos reduzem o custo de se filmar diante de uma tela gigante com uma paisagem pintada, ou de se filmar em locações onde se é proibido entrar por algum motivo, tipo o vaticano, ou áreas urbanas imensas onde é impossível controlar o povo, os efeitos especiais também são chamados pelas abreviaturas de FX, SFX, SPFX e EFX.


PÓS PRODUÇÃO - EDIÇÃO

Ao se gravar as cenas não se leva em questão a ordem do roteiro. Quando todas já foram filmadas, o editor as coloca na ordem da história, na maioria das vezes as cenas somam de 4 a 5 horas de duração , então muita coisa é cortada e deixada de fora e se não fosse pela tecnologia dos dvds com seus extras de 'cenas cortadas' elas ficariam esquecidas no chão da sala de edição. Todo o trabalho leva quase 1 ano para ficar pronto, e se o diretor sentir falta de algo importante para o roteiro pode convocar os atores novamente e voltar ao cenário para gravar cenas adicionais.



PÓS PRODUÇÃO DE SOM

Entram diálogos em off, efeitos sonoros acima dos sons do set, a composição das musicas da trilha sonora e a mixagem de som.

DISTRIBUIÇÃO

Com as cópias de exibição prontas o estúdio que bancou o filme começa a fazer contatos com salas de cinema, envia as cópias e elabora o marketing e a divulgação, tv , radio, jornais, internet, trailers para o cinema, cartazes, sinopses para a imprensa e entrevistas dos atores envolvidos.



A ESTREIA NOS CINEMAS

Após o famoso tapete vermelho o filme terá um tempo relativamente curto para lucrar, se não estiver rendendo o esperado muda o marketing ou é retirado de cartaz, toda semana vários filmes lutam por um lugar nos cinemas, para alguns resta apenas o lançamento domestico que acaba levando o filme a outros países, a vida do filme aumenta com a ajuda do merchandising, camisas, brinquedos, jogos , posters etc, embora sejam os críticos os primeiros a ver o filme é o público que faz toda a diferença, mas o filme também depende do momento cultural propicio, se 'brokeback mountain' tivesse sido feito a 20 atrás estaria restrito ao circuito alternativo.

LEIA TAMBÉM: