Cientistas descobrem como inserir tecnologia LCD em lentes de contato

Descoberta revela novo potencial para lentes em aplicações médicas.


O Centre of Microsystems Technology (CMST), laboratório associado ao Imec da Ghent University (Bélgica), anunciou hoje o desenvolvimento de um display LCD esférico e curvo que pode ser incorporado em lentes de contato. Assim, essa seria uma espécie de entrada para um mundo de monitores em lentes.

Os pesquisadores afirmam que a descoberta apresenta novos potenciais para as aplicações médicas. Diferentemente dos protótipos com tecnologia LED, que são limitados a pequenos pixels, as com LCD possibilitam o uso de toda a área da tela.

O teste apresentado mostra um sinal de cifrão na tela, e é possível perceber que os desenhos ainda são bastante rudimentares, com qualidade semelhante à de uma calculadora de bolso.
Controle de intensidade de luz




Em relação aos propósitos médicos, as lentes seriam capazes de controlar a quantidade de luz que é enviada para a retina, ajudando nos casos de íris danificada. Além disso, futuramente, o acessório ainda pode servir como um display que sobrepõe imagens na visão de quem usa as lentes.

Principais dificuldades de desenvolvimento

Jelle De Smet, um dos pesquisadores envolvidos, disse que o maior obstáculo estava na criação de uma película LCD muito fina. Ademais, ele ainda revelou que, como o projeto envolveu novos tipos de polímeros, a maciez e a lisura da superfície foram revistas minuciosamente, trazendo ainda mais trabalho para a equipe.

Fonte: PHYS ORG, Imec
Fonte da imagem: Reprodução/PHYS ORG

Extraído de: http://www.tecmundo.com