Ponte Baluarte: a ponte estaiada mais alta do mundo



No Oeste da República Mexicana, na Sierra Madre Ocidental, está a ponte estaiada mais alta do mundo.

Os engenheiros trabalharam entre constantes perigos meteorológicos em uma altura de 403 metros. A estrutura da ponte é uma mistura de concreto e aço, que se estende por 1,124 metros, sustentada por 152 tirantes. 

Pra ser mais exato, a Ponte Baluarte (Puente Baluarte), oficialmente Ponte Baluarte Bicentenário (Puente Baluarte Bicentenario),fica localizada entre os municípios de Concordia, em Sinaloa e Pueblo Nuevo, em Durango, ao longo da rodovia Durango-Mazatlan, no México.



A Ponte Baluarte liga as estradas mexicanas da costa do Pacífico com as do Atlântico, convertendo-se em um canal de Panamá terrestre.


A ponte sem seus 1 124 m, possui um vão livre de 520 m suspenso por cabos entre os dois mastros principais. Sua construção teve início em 21 de fevereiro de 2008 e foi  inaugurada pelo presidente da república mexicana Felipe Calderón em janeiro de 2012.

Ponte Baluarte

A pista está 402,6 m acima do vale do rio Baluarte, sendo assim a ponte estaiada mais alta do mundo, e a segunda mais alta dentre as pontes em geral.

 





Fontes:
NatGeo
Google imagens