Pitty - O rock de qualidade dos últimos anos.

Este mês o post musical vai para a cantora soteropolitana Pitty. A sua banda se tornou um grande ícone do rock brasileiro e uma das melhores dos últimos tempos.





Pitty, nome artístico de Priscilla Novaes Leone (Salvador, 7 de outubro de 1977), é uma cantora brasileira de rock. Já passou por duas bandas antigas, Inkoma e Shes, e em 2003, com nova banda (Pitty), a cantora adotou definitivamente seu nome artístico. 

Vendeu mais de cinco milhões de cópias na carreira, sendo uma das bandas de rock que mais venderam nos anos 2000. Pitty foi eleita a cantora de rock mais sexy e bonita da América Latina e no Brasil, e, ainda a 35º vocalista de rock mais sexy do mundo em 2010.

Atualmente, Pitty está apresentando seu novo projeto paralelo, Agridoce, junto de seu guitarrista, Martin (banda Pitty). A cantora definiu que a banda continuará a seguir normalmente, apesar de Agridoce ser um projeto paralelo distinto de sua banda de rock, e já afirmou que são ritmos diferentes; o gênero do agridoce é um pouco indefinido.


Biografia

Nascida na capital baiana, Pitty passou a infância em Porto Seguro, no mesmo estado. Seu pai, músico e dono de bar, tocava bastante as canções de Raul Seixas e de outros tantos roqueiros dos anos 1960 e 1970, como Beatles, Elvis Presley e Lou Reed. Posteriormente, artistas como AC/DC, Nirvana, Alice in Chains, Metallica e até a cantora Madonna fizeram parte de suas principais influências.


Cresceu em meio ao cenário de bandas baianas independentes, com as quais participou de rodas de shows em um bar de Salvador. Um dia, entrou na roda cantando "Smells Like Teen Spirit" da banda Nirvana e desde então decidiu investir na área musical, com o apoio do grande nome do cenário underground Rogério Big Brother (dono do selo bigbross records). 

Também participou da banda Shes (1997–1999) como baterista. A banda era também formada por Carol Ribeiro (guitarra), Liz Bee (guitarra e vocal) e Lulu (baixo). Pitty participou também da banda Inkoma (1995–2001), iniciando sua carreira como vocalista. Foi aluna da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia. Pitty foi procurada pelo produtor musical Rafael Ramos (o mesmo de bandas do mainstream adolescente brasileiro e do cenário independente, como Raimundos e Matanza).


Carreira

Em 2003, Pitty lançou seu álbum de estreia Admirável Chip Novo, seguindo a linha de pensamento do livro Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley. A obra narra um hipotético futuro em que as pessoas são pré-condicionadas biologicamente e condicionadas psicologicamente a viverem em harmonia com as leis e regras sociais, dentro de uma sociedade organizada por castas. no álbum. A faixa "Equalize" foi uma das que mais fizeram sucesso. Admirável Chip Novo foi o impulso certo para um início de carreira, em que ela conquistou sua fama e vendeu mais de 812 mil cópias, o álbum de rock mais vendido do Brasil em 2003.


Equalize

Em 2005 lança o CD Anacrônico e mostrou que veio para ficar, sempre emplacando vários sucessos. Esse álbum vendeu mais de 615 mil cópias, e foi o álbum de rock mais vendido do Brasil em 2005.

Em 2007, após o fim da Turnê Anacrônica, ela lançou seu primeiro DVD ao vivo, o {Des}Concerto ao Vivo. Além de ser lançado nos formatos CD, DVD e DualDisc, o registro de show da banda foi também lançado em um modelo de aparelho celular, resultado de uma parceria com a Nokia. Com isso, Pitty recebeu o prêmio "Celular de Platina" pela vendagem de 450 mil aparelhos contendo seu álbum.

Em 2009, lançou seu mais atual álbum chamado Chiaroscuro. O primeiro single do álbum, "Me Adora", logo atingiu os primeiros lugares nas principais rádios brasileiras. Chiaroscuro ganhou um jogo de celular que é baseado em suas músicas, algo inédito no país, chamado "Chiaroscuro: O Jogo" . Seu segundo single, "Fracasso" chegou ao topo das paradas brasileiras de rock e o top 10 da Hot 100 Brasil. O terceiro single, "Só Agora" chegou ao top 40 da Hot 100 Brasil.

Me adora

Em 2010, a Revista Época pôs Pitty entre os 100 brasileiros mais influentes do ano. Na publicação um texto escrito por Carlinhos Brown ressaltava que a Pitty levou o rock da Bahia para o resto do país Ainda em 2010, foi eleita a vocalista de rock mais sexy da América Latina e a 35º do mundo.

Fracasso

Em 2011, Pitty lançou seu segundo álbum ao vivo, gravado no Circo Voador: A Trupe Delirante No Circo Voador. O show foi registrado no Rio de Janeiro em dezembro, durante uma performance que contou com convidados especiais, além de sua banda oficial (o guitarrista Martin, o baixista Joe e o baterista Duda). O show ao vivo contou com musicas típicas e com alguns de seus hits durante a carreira, marcada por grandes sucessos. A Trupe Delirante No Circo Voador foi indicado ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Rock Brasileiro.

Só agora

Em dezembro de 2011, a cantora Pitty encerrou a A Trupe Delirante em Turne. Em referência ao seu trabalho, Pitty obteve grandes conquistas nessa turnê como por exemplo os shows realizados no EUA, que foram notados por um dos maiores jornais de mídia impressa do mundo, o The New York Times. O jornal comparou a banda com bandas renomadas como Gun's n Roses e com a Joan Jett. Pitty também foi o grande destaque da revista Billboard Americana que mantem os artistas de maiores sucessos do mundo. Houve também o lançamento da turnê com as plataformas Orkut ao Vivo e YouTube.

O Rock in Rio 2011 teve alguns nomes de peso do cenário brasileiro, Pitty é uma deles, segundo informações da organizadora Roberta Medina, filha do empresário Roberto Medina, e vice-presidente do evento.

 Pitty no Rock in Rio-Show completo


A banda de rock mais premiada nos anos 2000.

Pitty levou vários prêmios da MTV Brasil. Entre eles, duas vezes Artista do Ano, ganhou o prêmio de Clipe do Ano, Show do Ano, três vezes seguidas como Vocalista da Banda do Sonhos e muitos outros. Pitty ganhou aproximadamente 51 prêmios ao longo dos seus sete anos de carreira, um recorde. Em 2011 Pitty inaugurou o Orkut ao vivo (promovido pela rede social Orkut), falando sobre o lançamento do seu novo DVD. Após a entrevista, transmitiu 10 músicas do DVD "A Trupe Delirante No Circo Voador".

00251

Ainda em 2011, a cantora foi a unica brasileira convidada para homenagear o álbum Nevermind, do Nirvana. A Reimagine Music lançou em outubro de 2011 o CD Come As You Are: A 20th Anniversary Tribute To Nirvana's Nevermind, com faixas da banda regravadas por diversos artistas do cenário musical.

Neste mesmo ano, Pitty apareceu no chart Social 50 da revista americana Billboard na 14ª posição, sendo esta a maior estreia de um artista nacional neste chart, na frente de nomes como 50 Cent, entre outros. Já no Uncharted, da mesma revista, Pitty chegou à 3ª posição e, com isso,  se tornou a brasileira mais influente na Web.

Em 2012, a fortuna da cantora foi revelada pelo R7. Com isso, foi estimado que Pitty recebe a cada ano 6 milhões, sendo assim a 10ª mulher mais rica e bem sucedida do Brasil. Aparentemente, não se sabe o certo de quanto é a o cachê total anual, mas a estimativa é de que pode variar entre 6 e 15 milhões por ano.

A cantora Pitty e o guitarrista Martin desenvolveram um projeto paralelo chamado "Agridoce". O projeto contém 12 faixas com um ritmo folk diferente do rock da banda Pitty. O projeto já é um sucesso em todo o país e a primeira faixa lançada, "Dançando", já toca em todas as rádios brasileiras. A cantora deixou bem claro que esse projeto não tem nada de semelhante à banda Pitty e que são ritmos bem destintos.

Dançando - Projeto Agridoce

Em 2012 Pitty e Martin levaram o Agridoce para participar de um dos mais importantes e conceituados festivais de folk do mundo: o South By Southwest (SXSW), um conjunto de apresentações de cinema e música que acontece todas as primaveras em Austin, no Texas (EUA).

O projeto paralelo teve 5 indicações no premio de grande importância brasileira o VMB. As indicações foram: Artista do Ano, Melhor disco, Melhor capa, Hit do ano e Melhor banda. Agridoce foi bem reconhecido pela mídia em geral e foi o grande destaque desse ano.


Fontes:
wikipedia.org
Google imagens
Youtube