Dubai - uma cidade espetacular




Os Emirados Árabes Unidos é um país de quase 5,6 milhões de habitantes, que está encantando  milhões de visitantes do mundo todo, pelas suas grandes construções e beleza. 

O país se formou em 1971 pela junção de 7 emirados. São eles: Dubai, Abu Dhabi, Sharjah, Ajman, Fujeirah, Umm al-Quwain e Ras al-Khaimah. O emirado de Abu Dhabi além de ser a capital federal, possui as maiores reservas de petróleo da região.







Dubai

Dubai investiu pesado no turismo e tornou-se o alavancador das transformações sócio-econômicas que mudaram a face do país na última década. A modernidade vem à tona com muito luxo, exuberância e arquitetura futurista. Brilhantes arranha-céus, prédio mais alto do mundo, maior shopping do mundo, 2ª maior pista de ski indoor do planeta, grifes internacionais e muito mais, tudo isso ao lado de muita tradição, história, cultura e conservadorismo, faz de Dubai um dos mais concorridos destinos turísticos no Oriente Médio.


  • Palm Islands
 
Palm Islands são três arquipélagos artificiais no formato de palmeiras. Um audacioso projeto construído pela Al Nakheel Properties, é um grande ponto atrativo da cidade e tem como objetivo aumentar o turismo no Dubai.

Mesmo sendo artificial, foram usados apenas materias naturais (areia e pedras) para a construção do arquipélago, em vez de concreto e aço, mais aconselhados para o tipo de estrutura. Uma segunda ilha artificial com formato de palmeira está em construção, já em estágio avançado. É prevista a construção de uma terceira ilha artificial no formato de palmeira. Em cada braço desta palmeira, estão sendo construídos elegantes hotéis e grandes residências. Moradores podem ter o direito de atracar sua lancha na frente de algumas construções.

  • The World 
The World é um arquipélago artificial, ainda em construção, que forma o desenho do mapa-múndi. Estas ilhas estão sendo vendidas com valores entre 6,2 a 36,7 milhões de dólares.
A maior parte das ilhas já foram compradas por investidores de todo o mundo. Por exemplo, o casal de atores Angelina Jolie e Brad Pitt já comprou a ilha que representa a Etiópia, e um hotel deve ficar com o conjunto formado por várias ilhas que formam o desenho da Europa. Um verdadeiro luxo de moradia e uma verdadeira ostentação de riqueza.
  • Burj Al Arab 
Burj Al Arab é um dos hotéis mais luxuosos de Dubai. Foi construído sobre uma ilha artificial, com 321 metros de altura, sendo a 2ª estrutura mais alta usada como hotel, após perder o título para a Rose Tower, edificada também em Dubai.

Ele foi construído para assemelhar-se com a vela de um dhow, um tipo de barco Árabe, e hoje é um dos principais cartões postais da cidade e do país.
  • Burj Dubai (Burj Khalifa)
O Burj Khalifa (Torre de Khalifa) - anteriormente conhecido como Burj Dubai (Torre de Dubai) - é o arranha-céu mais alto do mundo. Foi inaugurado no dia 4 de janeiro de 2010. Tem uma altura de 828m, o que o torna na estrutura mais alta do mundo: ao atingir sua altura máxima, o Burj Khalifa superou não somente o maior arranha-céu do mundo, Taipei 101, mas também a estrutura não suspensa por cabos em terra firme mais alta do mundo, a Torre CN, e a estrutura mais alta do mundo, a Torre da KVLY-TV. Visto de cima, o Burj Khalifa forma uma flor-de-lótus, sagrada no Oriente.


Sua construção demorou mais de cinco anos e custou 1,5 bilhões de dólares. Ele pode ser visto a cerca de 100 km de distância. O Burj Khalifa possui um posto de observação a 442 metros de altura, que é alcançada rápidamente por elevadores muito rápidos,  de onde se tem uma vista privilegiada e única. Veja a comparação de altura do Burj Khalifa com outros edifícios:



Uma lugar que encanta

A convivência respeitosa entre as culturas do oriente e do ocidente é uma das características mais marcantes do país.Mesquitasbazaressouqsourotecidosespeciarias,  homens vestidos de roupas típicas, mulheres cobertas até os olhos, …, aliados aos indianos, paquistaneses, afegãos, filipinos, europeus, australianos, africanos, brasileiros e muitas outras nacionalidades compõem a paisagem pluricultural de Dubai.

Dubai é um verdadeiro paraíso em meio ao deserto.
Tudo é muito limpo e organizado em Dubai.




Arquitetura Urbana

Mais do que isso, suas construções incríveis (para não dizer excêntricas) atraíram um enorme número de turistas, o que aumentou ainda mais as riquezas do local. Mas ele não estava preparado para um número tão grande de pessoas, o que o tornou um dos lugares com os maiores congestionamentos da história.


Área urbana em Dubai.
Para contornar esse problema, Dubai ganhou uma linha de metrôs. Mas não pense que elas podem ser comparadas aos que encontramos no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo: esse metrô é um reflexo de toda a riqueza da cidade,com tudo que alguém poderia desejar em um sistema de transporte público. O metrô de Dubai é o mais luxuoso do mundo.

Estação de metrô de Dubai: luxo e conforto para os passageiros, em um trem que trafega automaticamente.
O primeiro destaque das linhas de metrô de Dubai fica evidente assim que se entra no trem: muito espaço, assentos acolchoados e com encostos altos, apoios para braço individuais e até mesmo mesinhas para acomodar bolsas e afins (mas nem pense usá-la para comer, é proibido se alimentar no veículo ou na estação). E, como não poderia faltar em qualquer construção da cidade, um sistema de ar-condicionado em todos os vagões. Não há maquinistas e muita gente gosta de viajar no primeiro vagão, para ter a sensação de 'estar conduzindo' o trem.
É proíbido lanchar nos vagões mas é possível passar de um vagão para o outro.

As linhas de Dubai contam com um vagão especial, além dos comuns, que é dividido em duas cabines diferentes: 

Women & Children Cabin: área exclusiva para mulheres e crianças, além de portadores de necessidades especiais; 
Gold Class Cabin: área para quem busca por maior luxo, com bancos de couro, carpete e um design especial.

Se você está se perguntando qual o preço para ter acesso ao vagão especial, vale avisar que a entrada do vagão VIP é três vezes mais cara que a comum. Mesmo assim, você provavelmente não vai ligar de fazer tal investimento, pois o preço dessa entrada é de apenas 6 dirhams (aproximadamente 3 reais), muito menos do que pagamos hoje para usar os sistemas de transporte em boa parte do Brasil.


Segurança em primeiro lugar

Metrô de Dubai:percurso com  visão sensacional.



Modernidade e tecnologia de ponta também estão presentes no metro de Dubai. Os trens automatizados percorrem a maior distância do mundo sem a interferência de um ser humano, sendo operados apenas por computadores.


As pessoas se sentem completamente protegidas dentro do metrô de Dubai. Isso porque há um sistema de milhares de câmeras atentas a qualquer acontecimento tanto no veículo quanto na estação, acionando uma brigada policial dedicada exclusivamente à linha no caso de qualquer problema. 

A segurança da linha não se resume a apenas isso, mas também à saúde de todos os passageiros: sistemas de detecção percebem qualquer perigo em potencial causado por obstáculos na pista, diminuindo a velocidade (ou até mesmo parando) para evitar acidentes. E tudo isso automaticamente, sem a necessidade de maquinistas.

As estações das linhas de metrô de Dubai são um show à parte, cada uma delas com uma arquitetura própria, mas todas impressionantes. Elas também assustam pelo tamanho: os locais são enormes, lembrando mais um shopping ou um aeroporto. É nessa linha também que está a maior de todas as estações subterrâneas já projetadas, a Union Square, com 67.000 m².

Inteior de estação de metrô de Dubai. Simplesmente espetacular!

GOSTOU? QUER IR? VEJA OUTROS LUGARES MARAVILHOSOS. VISITE O BLOG PRÓXIMA ROTA

Fonte: