UNEAL - Levantamento feito pelo Datafolha e RUF, aponta universidade como uma das cinco piores do país.

Educação em Alagoas: Depois de pior escola do ensino básico do país, agora também mantém uma das piores Universidades do Brasil. Das 188 Universidades pesquisadas de todo Brasil, a Uneal ocupa a  185º posição com a decadente média de 1,76 num total de 100 pontos.


Quais são as instituições de ensino mais eficientes? Depende a quem se pergunta. Para o mercado de trabalho, pode ser uma escola privada. A Unip, por exemplo. Para o universo acadêmico, o melhor ensino está basicamente nas públicas. Na Unicamp, por exemplo.

A discrepância ficou evidente nos indicadores do Ranking Universitário Folha (RUF) que analisaram os dois grupos, a partir de levantamento feito pelo Datafolha.

Os profissionais de Recursos Humanos foram entrevistados para que apontassem as universidades, faculdades e centros universitários cujos formados têm preferência nos seus processos seletivos.

Daigo Oliva/Folhapress
Clínica odontológica da Unip, em São Paulo, considerada pelo
mercado de trabalho uma das mais eficientes

Já os pesquisadores citaram quais escolas superiores do país, na sua avaliação, oferecem o melhor ensino. Considerando as 15 instituições com as maiores notas em cada grupo, a USP lidera ambas. No geral, as demais posições mudam. E só cinco escolas estão nas duas listas.

Os indicadores que compõem a fórmula do RUF:


- Qualidade da pesquisa: A Folha analisou nove indicadores das universidades relacionados à pesquisa científica, como proporção de professores com doutorado, número de artigos científicos por docente e número de publicações no Scielo. Peso: 0 a 55 pontos

- Qualidade de ensino: o Datafolha entrevistou 597 pesquisadores do CNPq, amostra definida para representar o grupo dos melhores cientistas e docentes do país. A cada um deles foi pedido que apontasse as 10 melhores instituições brasileiras em sua área. Peso: 0 a 55 pontos.

- Avaliação do mercado: O Datafolha entrevistou 1.212 diretores, gerentes ou profissionais responsáveis pelos recursos humanos de empresas e instituições brasileiras, amostra definida para representar todo o setor do país. Para cada um deles foi pedido que apontasse as três instituições de ensino superior para os quais dariam preferência em um processo de contratação. Peso: 0 a 20 pontos

- Indicador de inovação: A Folha analisou a quantidade de pedidos de patentes por cada universidade. Peso: 0 a 5 pontos

Para o ranking geral, foram consideradas apenas as universidades, que são instituições mais completas, com ensino e pesquisa em diversos campos do conhecimento. Essas instituições precisam também cumprir exigências mais rígidas que as demais formas de organização demais formas de organização de instituições de ensino.

O ranking geral conta com 191 universidades distribuídas em 188 posições porque houve alguns empates. 
Veja a situação de Alagoas no ranking:


Para ver o Ranking completo, clique aqui


ANÁLISE

Na classificação feita por executivos de RH, há seis universidades privadas entre as 15 melhores; já na lista dos cientistas, há apenas uma. Especialista em orientação vocacional, a professora da USP Yvette Piha Lehman diz que as diferenças fazem sentido, uma vez que os grupos têm interesses distintos.

O mercado de trabalho, em geral, busca um profissional com boa técnica na sua área de atuação, afirma ela. Para esse perfil, instituições privadas enfatizam a prática, oferecem estágio logo no começo dos cursos.Já os cientistas esperam que o aluno tenha formação mais crítica, se aprofunde em pesquisas, o que é uma característica mais presente nas universidades públicas.

As respostas ao Datafolha reforçam essa impressão. Para os profissionais de Recursos Humanos, o ensino é o aspecto mais importante em uma boa universidade e deve ter o maior peso, seguido da inovação e da pesquisa.

Para os cientistas, a universidade precisa buscar equilíbrio entre ensino e pesquisa.

as 10 melhores universidades

USPSP
UFMGMG
UFRJRJ
UFRGSRS
UnicampSP
UnespSP
UFPRPR
UnBDF
UFSCSC
10ºUFPEPE

As informações são de