Pra onde vão os aviões velhos? O cemitério dos aviões.


O maior cemitério de aviões do mundo. Só militar, são mais de 4.000 aeronaves.



Cemitérios de aviões foram criados em 1945 para estocar parte dos mais de 300 mil aviões de guerra     construídos pelos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial.

Um cemitério de aviões é um local onde aeronaves sem uso ficam armazenadas a espera de serem desmontadas para terem suas peças reaproveitadas e/ou que o material utilizado em sua montagem seja enviado para reciclagem. As vezes são aeronaves novas ou em bom estado, que as empresas aéreas ali as estocam devido a motivos econômicos, que as levam a reduzir a sua frota ativa. Algumas aeronaves ficam estacionadas enquanto a companhia espera o reaquecimento do mercado ou tenta vendê-las para outras empresas.


O maior cemitério fica na base aérea de Davis-Monthan em Tucson, no deserto de Sonora, no Arizona e ocupa uma gigantesca aérea de mais de 10 milhões de m². O local foi escolhido por ter baixo índice pluviométrico e baixa umidade, o que diminui em muito a desgaste das aeronaves. 

Reportagem do programa "Fantástico" da Rede Globo sobre o Cemitério dos Aviões:


Existem mais de 4400 aviões militares da USAF nesse cemitério. Grande parte deles ainda pode voar e fazem parte da reserva aérea estratégica da USAF, que é de longe a maior do mundo. Todos os aviões que dão baixa da USAF vão para esse lugar.


O Aerospace Maintenance and Regeneration Center (AMARC) é responsável por fazer a manutenção e regeneração dos aviões. Os aviões passam por um processo antes de serem levados aos seus aposentos, os motores, os vidros e as entradas são completamente seladas para evitar a entrada de poeira e os tanques são enchidos com óleo pesado.


Com a crise da aviação comercial mundial após o 11/set, companhias aéreas do mundo inteiro estacionaram seus aviões nesse cemitério esperando que o mercado volte a crescer como antes. O cemitério virou atração turística e se transformou no maior museu aéreo a céu aberto do mundo, amantes da aviação vem de todas as partes do mundo ver de perto a historia das aeronaves.'


No Brasil existem mais de 100 aeronaves abandonadas em aeroportos. Não é difícil encontra-las abandonadas e espalhadas se transformando em verdadeiras sucatas da aviação.

Reportagem do programa Fantástico da Rede Globo sobre aviões abandonados no Brasil:




Mais fotos