O Centro Financeiro Internacional de Xangai



Não só de crescimento de economia vive a china. Xangai vem despontando no cenário mundial pela sua grande capacidade de mudanças na sua paisagem urbanística, o que lhe rendeu o nome de "cidade mutante". 

Em Pudong, Xangai, as mudanças são vista em curtos espaços de tempo. Muitos são os arranhas-céu que surgem na cidade, mostrando suas fachadas com telas eletrônicas, luzes e painéis o que produz uma imagem futurística impressionante. 

Dentre tantos prédios está o Shanghai World Financial Center (também conhecido por Centro Financeiro Internacional de Xangai). Trata-se de uma jóia da nova arquitetura moderna com 492 metros e 101 andares. O edifício fica situado entre os cerca de 300 arranha-céus de última geração e a torre Jin Mao (de 88 andares e 420,5 metros).


Projetado pelo escritório de arquitetura Kohn Pedersen Fox, de Nova York, o SWFC tem um espaço vazado no topo, que tem o objetivo de reduzir a pressão do vento. A abertura originalmente foi planejada para ser circular, como um portal lunar, mas o desenho começou a gerar protestos por parte dos chineses, que consideraram o desenho muito similar ao sol nascente desenho da Bandeira do Japão. A associação é extremamente sensível na China, que sofreu com a invasão de seu território por tropas japonesas nos anos 30 e 40. 

Pedersen sugeriu então que uma ‘’ponte’’ fosse colocada no fundo da abertura, o que o tornaria menos circular. A KPF propôs uma alternativa ao desenho: uma abertura em forma de trapézio substituiria o círculo no topo da torre. Este novo formato acabou se tornando o posto de observação ao ar livre mais alto do mundo e se tornou parte do desenho final. 


A estrutura e os materiais


A estrutura do arranha-céu é construída por um núcleo central em concreto e por um grande enquadramento de vigas e colunas de aço. O edificio conta com um sistema moderno de segurança e fora projetado para suportar terremotos e supostos ataques terroristas com aviões, como os que ocorreram em Nova York no dia 11 de setembro de 2001 no Word Trade Center. 

Pela primeira vez na China, os elementos de aço que compõem a estrutura de um edifício foram fabricados com um perfil específico: os perfis Jumbo (W14''x16''), com aço Histar® (ASTM A913-Grade 50) da ArcelorMittal. Por suas características técnicas, o Histar garante elevadas resistências.  e possibilidades de empregar, ao mesmo nível de desempenho do tradicional grau do aço, seções menores. Ao todo, a obra consumiu mais de 13 mil toneladas de aço, das quais 10 mil toneladas eram do aço especial Histar®.

A relação entre terra e céu que o edifício sugere comporta um particular estudo dos materiais utilizados, dando uma continuidade à ideia do contraste dos elementos que não perdem a sua harmonia. A base da torre, revestida com um acabamento de granito, até uma altura de 24 metros, proporciona um sentido de estabilidade ancorando a torre ao solo.

Em oposição, o corpo principal da torre está revestido por uma parede de vidros que reflete o céu e dá uma sensação de leveza ao conjunto. O escritório de arquitetura KPF utilizou câmaras de vidro com um revestimento especial para satisfazer os mais altos padrões estéticos, ergonômicos e ambientais.

A segurança do edifício foi considerada, desde a primeira fase do projeto. Cada grupo de 12 andares possui um andar de segurança que pode ser utilizado como refúgio em caso de necessidade. Esses andares são à prova de fogo, o que garantirá maiores chances de sobrevivência em caso de incêndios.

No que diz respeito à segurança em relação a incêndio, as saídas e a propagação de fogo e fumaça foram estudadas com graus de segurança maiores que os requisitos exigidos por lei. Simulações em computador determinaram algumas modificações no projeto original (largura das escadas, localização das saídas) para melhorar os tempos de saída do edifício.

Tratando-se de uma estrutura mista de aço e concreto, foi possível garantir, por meio de um projeto adequado, uma proteção otimizada em relação ao fogo e uma resistência ao impacto por toda a estrutura de aço.