Urbee - Carro produzido por impressora 3D funciona de verdade

Carro produzido por impressora 3D funciona de verdadeO  é o primeiro carro impresso do mundo e, como se não bastasse, faz cerca de 85 quilômetros por litro.

O primeiro carro produzido por uma impressora 3D é um veículo completamente funcional e bastante econômico. Batizado de Urbee, ele foi impresso em camadas muito finas, capazes de se unir umas com as outras e se solidificarem. 

O processo de fabricação do Urbee exige a utilização de uma impressora 3D, capaz de montar peças a partir de modelos tridimensionais criados através de um computador.



O design também atrai os olhares, já que possui uma aparência futurista que o deixa semelhante aos veículos de filmes de ficção científica.

Mas não é só isso que tem atraído a atenção da mídia ao Urbee. Além de ser híbrido, ou seja, ser movido tanto a energia elétrica quanto a combustíveis à base de petróleo, o carro também se mostra muito econômico, fazendo cerca de 85 quilômetros por litro de combustível.



Urbee, o primeiro carro produzido por uma impressora 3D 
(Fonte da imagem: Daily Mail)


Foto: Divulgação



 O processo de impressão levou 15 anos para ser concluído e o automóvel conta com três rodas, dois assentos e um motor de combustão para casos de emergência. Em contrapartida, o carro não ultrapassa os 70 km/h.
A empresa responsável pelo invento, Kor EcoLogic, disse acreditar que o veículo vai se tornar uma opção viável no futuro, sendo voltado para pessoas comuns que pretendam dirigir apenas na cidade onde moram.

Também deve demorar um pouco até que o modelo esteja em exibição nos grandes salões de automóveis. De acordo com as estimativas, será necessário cerca de 1 milhão de dólares para a produção de um segundo exemplar.

Peças feitas a partir da impressão 3D




Os objetos são feitos através da sobreposição de diversas lâminas de polímeros, que em seguida são colados por meio de um cartucho especial de cola e cortados em lugares específicos até conferir a forma final.

Em seguida, o resultado final é encaixado no chasis do carro, que tem aparência muito semelhante a de um kart de corrida comum. 

Segundo os fabricantes, atualmente a capacidade de produção do Urbee é de aproximadamente 3000 unidades anuais, com um preço que varia entre £18500 e £31000. 

Porém, caso a produção em massa seja iniciada, a previsão é que o preço caia para £6200. Caso esteja curioso, clique aqui para conhecer mais detalhes sobre o processo de impressão 3D.


 


Fonte: Tecnomundo