O maior avião do mundo

Antonov An-225 Mriya: o maior avião de carga do mundo
Antonov An-225 Mriya


O Antonov An-225 Mriya é um avião cargueiro russo peso-pesado. Ele foi desenvolvido para transportar cargas enormes e pesadas que jamais poderiam ser transportadas por outros aviões de carga convencionais, incluindo os maiores Jumbos e Boeings (por exemplo: o ônibus espacial russo).

É o maior avião de carga do mundo e só existem 2 deles. Ele é capaz de pousar em chão de terra (com ou sem chuva) e até na neve (incluindo regiões remotas e desérticas da gelada Sibéria). O piloto designado para efetuar seu vôo inaugural olhou para aquele gigante, coçou a cabeça e disse: "Isto não pode voar! Um troço desses não tem como sair do chão...". 


Monstro Máquinas Aviões Antonov225 Aeronaves
Cabine do Antonov An- 225
O An-225 foi desenhado para o Programa Espacial da União Soviética com a capacidade de transportar os foguetes e naves do Buran* (esta nave só foi ao espaço duas vezes, no voo suborbital em Julho de 1983, e em 15 de Novembro de 1988. O voo foi totalmente automático e sem astronauta. Guiado por controle remoto e pelo sistema de computadores).

Veja este incrível vídeo de teste da 
aeronave na decolagem e no pouso


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O An-225 levando ônibus espacial

As missões do Antonov An-225 são praticamente idênticas à aeronave americana de transporte do Shuttle. Este gigante avião voou pela primeira vez no dia 21 de Dezembro de 1988. 

O segundo An-225 foi construído parcialmente durante o final da década dos anos 80 para o uso do Programa Espacial Soviético. Após o colapso da União Soviética em 1990 e o cancelamento do Programa Espacial do Buran, este An-225 foi armazenado em 1994. O primeiro An-225 foi mais tarde colocado em serviço. 

O Antonov An-225 equipado com 6 motores Ivchenko Progress D-18T, atingia uma velocidade máxima: 865 km/h a 11.000 metros de altitude, e um raio de acção: 15.400 km. O seu peso bruto máximo: 640.000 kg. 


Em Setembro de 2001, ele voou transportando uma carga de 253,86 toneladas a uma altitude máxima de 2.000 metros e a uma velocidade média de 763,2 km/h. A distância percorrida foi de 1000 km, aproximadamente. É a maior aeronave de asa fixa do mundo.

Asa e turbinas do Antonov An-225 


Antonov x Boeing

O An-225 utiliza mais de 95.000 litros de combustível para percorrer uma distancia de pouco mais de 5.000 km, enquanto o Boeing 747 utiliza 65.000 litros para percorrer a mesma distância.

O An-225 teve uma breve aparição no filme "2012", quando os personagens tomam um voo nele até a China para fugirem da destruição dos Estados Unidos pelo vulcão Yellowstone. 


O maior avião de passageiros do mundo é o
 "SuperJumbo" AirBus A-380-800
AirBus A380-800 (Super Jumbo)

O mais longo avião de transporte de pessoas do mundo é o Airbus A380-800, também chamado de Superjumbo e foi desenvolvido e construído pela Airbus S.A.S. (EADS Systems). 

É o maior avião comercial de passageiros da história da aviação com capacidade para 525 passageiros na versão de três classes e 853 passageiros em apenas uma única classe. O avião, chamado frequentemente de Super Jumbo, fez seu primeiro voo experimental em 27 de Abril de 2005 em Toulouse, França. 

O A380 demorou mais de dez anos e custou cerca de 12.000 milhões de euros para ser desenvolvido. O A380 vem equipado com 4 motores Turbofan Rolls-Royce Trent 900, produzindo um esforço de 311 KN, ou Engine Alliance GP7200 340 KN. A Rolls-Royce foi escolhida em 1996 como a fornecedora oficial dos motores do A380, com o motor Trent 900.

Veja este incrível vídeo 
do teste da aeronave

A General Electric e a Pratt & Whitney se aliaram em 1996 para desenvolver o GP7200, um motor avançado, de alta tecnologia e elevado rendimento. O GP7200 usa sub-sistemas do PW4000 e do GE90 (maior e mais potente motor do mundo com 115.000 lbf de empuxo e 3,43 metros de diâmetro, usado no Boeing 777).


O GP7200 foi originalmente desenvolvido para ser usado no Boeing 747 500/600X, que foi cancelado devido a falta de demanda nas linhas aéreas. O GP7200 acabou sendo adaptado para ser usada no A380. Este Super Jumbo atinge de velocidade máxima: 970 km/h a 24.000 metros de altitude. Tem uma autonomia de 14.800 km.

Cabine de comando do A-380
No dia 19 de Março de 2006 um A380 com 483 passageiros incluindo funcionários da EADS, da Lufthansa e jornalistas fez seu primeiro vôo para os EUA. Objetivo foi ajustar os sistemas de vôo com diversas escalas.

Em 04 de Setembro de 2006 um A380 com 474 funcionários da EADS fez seu primeiro vôo com passageiros partindo e retornando para a cidade de Toulouse na França com objetivo de verificar os serviços de bordo.

Foto do primeiro voo do Super Jumbo
A certificação foi obtida no dia 12 de Dezembro de 2006 emitida pela FAA e EASA, executadas por 7 aeronaves com planos de certificação em voo e em solo, finalizada em 30 de Novembro de 2006, e comandada por 800 pilotos de testes da Airbus e das companhias compradoras, e os vôos comerciais iniciaram no último trimestre de 2007. A primeira empresa aérea a obter esta aeronave foi a Singapore Airlines de Singapura. 

Interior do Airbus A-380-800
Interior do Airbus A-380-800


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O Antonov tem capacidade  de transportar 1500 pessoas no seu compartimento

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O An-225 pode decolar com 600 toneladas de carga

A-380 da Emirates

O AirBus 380-800 pode transportar mais de 850 passageiros
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