New Radicals

 
New Radicals foi uma banda de rock alternativo americana centrada em seu frontman e único membro fixo, Gregg Alexander. Lançaram apenas um álbum, o CD de 1998 Maybe You've Been Brainwashed Too, álbum de rock alternativo com grandes influências do soul e do rock dos anos 1970, tendo diversas críticas ao mundo corporativo norte-americano.

 A banda é muito conhecida pelo seu primeiro single, "You Get What You Give", que fez muito sucesso em várias rádios e alcançou o quinto lugar no Reino Unido. Também ficou muito conhecida por fazer parte das trilhas sonoras de muitos filmes.

Cansado da turnê e das entrevistas promocionais, Alexander abandonou o grupo em 1999, após o lançamento de seu segundo single, "Someday We'll Know", para se focar na composição e produção de músicas de outros grupos. Em função disso, "Someday We'll Know" não fez tanto sucesso e a banda ficou conhecida como uma one-hit wonder (termo usado para denominar uma pessoa ou grupo conhecido por apenas um single de sucesso).
 
Clipe de "You Get What You Give",
 o grande sucesso da banda

 

Membros 



New Radicals não tinha componentes fixos além de Alexander, que produzia, escrevia, e tocava vários instrumentos. A única outra pessoa considerada importante para a banda, foi a atriz Danielle Brisebois. Ela fazia backing vocals e tocava percussão.
Danielle Brisebois


Brisebois também ajudou a escrever Someday We'll Know junto a Alexander e Debra Holland. Brisebois trabalhara com Alexander em 1992 (no CD solo de Alexander, Intoxifornication) e em 1994 (em seu próprio CD solo, Arrive All Over You). A maior parte dos músicos que trabalharam em Maybe You've Been Brainwashed Too, eram músicos de estúdio.

Clipe de "Someday We'll Know"


História

O New Radicals se formou em 1997, em Los Angeles, Estados Unidos por Gregg Alexander, o qual já havia lançado, sem sucesso comercial, dois álbuns: Michigan Rain, em 1989 e, em 1992, Intoxifornication. Michael Rosenblatt, vice-presidente sênior da MCA Records, assinou com a banda em 1998 e Alexander recebeu US$600.000,00 pelo primeiro (e único) álbum, Maybe You've Been Brainwashed Too. O álbum foi lançado em 20 de outubro de 1998, o qual foi bem recebido pela crítica, que elogiou a vasta gama de influências incomuns para um álbum de pop-rock.

Gregg Alexander
Imagem: photos.msn.com

Alguns críticos, entretanto, não gostaram dos temas do álbum - excessivas críticas à sociedade, referências a drogas - classificando-os como "vazios de opiniões" e "declarações sem profundidade". Também muito popular com o público, o álbum atingiu a décima posição no UK Albums Chart e a 41ª na Billboard 200, dos Estados Unidos, onde alcançou o disco de platina (1.000.000 de cópias vendidas). Ganhou disco de ouro no Reino Unido (100.000 cópias) e no Canadá (50.000).

Para promover o álbum, a banda saiu em turnê pelos Estados Unidos em fins de 1998. Fora os shows e os festivais, a turnê incluiu algumas performances ao vivo em rádios e participações em vários programas televisivos de sucesso. 

Dando prosseguimento à divulgação do álbum, foi lançado o single "You Get What You Give" (co-autoria de Rick Nowels), o qual alcançou o 36º lugar na Billboard Hot 100 e o 5º na UK Singles Charts e teve massiva execução em rádios e na MTV. 
"You get what you give" ao vivo


Parte do sucesso pode ser ser creditado à crítica de algumas celebridades da época. Num trecho da música discorriam as seguintes palavras: "Fashion shoots with Beck and Hanson/ Courtney Love and Marilyn Manson/ You're all fakes run to your mansions/ Come around we'll kick your ass in". ("A moda fecha com Beck e Hanson/ Courtney Love e Marilyn Manson/ Vocês todos são falsos, corram para suas mansões/ Passem por aqui e chutaremos seus traseiros").

Em 1999, após sair da banda, Gregg se dedicou à composição de músicas para outroas artistas. Também produziu a música "Game of Love", de Michelle Branch e Carlos Santana. 

 "Game of Love"

Fontes:
youtube.com
pt.wikipedia.org