Mande Bem no ENEM - portal gratuito preparatório para o Enem





Educadores  lançam portal gratuito preparatório para o Enem


Para auxiliar os muitos alunos que irão prestar a edição 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 3 e 4 de novembro e é porta de entrada para diversas universidades brasileiras, um grupo de educadores lançou o site Mande Bem no ENEM, um portal educacional 100% gratuito.


A ferramenta aborda os seguintes temas: Natureza (Ciências da Natureza e suas Tecnologias), Números (Matemática e suas Tecnologias), Cultura (Ciências Humanas e suas Tecnologias), Comunicação (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias), e Letras (Redação, Inglês e Espanhol).

Novo portal oferecerá vídeos com aulas preparatórias para o ENEM.
Tais matérias estão contidas nas 42 vídeo-aulas produzidas pelo site. Após cada lição, o visitante recebe um questionário que irá calcular, estatisticamente, seu desempenho - ao todo, são 400 exercícios elaborados de maneira interativa.



A iniciativa é do grupo Streamer, formado por educadores dedicados à educação inclusiva.



Desde 2009, o exame é usado por instituições
públicas de ensino superior como critério de seleção



Recorde - Em 2012, o número de inscritos para o Enem chegou a mais de 6 milhões. Segundo balanço do Ministério da Educação, foram registradas 275.769 inscrições a mais que a edição de 2011. Os estados que tiveram maior número de candidatos foram São Paulo (1.068.517), Minas Gerais (723.644), Rio de Janeiro (474.046), Bahia (458.101) e Rio Grande do Sul (394.641). Para acessar o portal clique aqui.



Outras opções de cursos online

Na opinião do especialista em educação Manoel Calazans, o aprendizado nos cursos online dependerá da maturidade do estudante. “Se ele tiver capacidade para gerenciar o tempo de estudo, é uma iniciativa válida. Mas se tem falhas de interpretação, não sabe utilizar o texto, ele terá acesso ao conteúdo, mas não vai aprender”, afirma.

Segundo Calazans, estes cursos na internet devem ter uma tutoria, para que os alunos tenham a quem recorrer para tirar as dúvidas. “É necessário que se tenha uma olhar muito criterioso, saber o público e dar suporte pedagógico, com os professores de cada área”, ressalta.

Cursos online


Envest - Os estudantes podem participar de videoaulas ao vivo, a partir de conferências online, acessar apostilas e tirar dúvidas com os educadores que fazem parte do site. Endereço: www.envest.com.br.

Icursos - Online Encaminha os estudantes para sites específicos, a partir de cada área do conhecimento. Endereço:www.icursosonline.com

.Enem - Dicas Os alunos podem baixar apostilas e provas antigas do Enem, assistir a videoaulas e fazer simulados. Endereço: www.enemdicas.com.

Cursos Gratuitos - Os estudantes podem baixar simulados e provas antigas do Enem. Endereço:www.cursogratisonline.com.br.

Seja Bixo - Os alunos podem assistir a videoaulas de todas as áreas do conhecimento. Endereço:www.sejabixo.com.br/.

Zip concursos - Oferece 678 videoaulas e apostilas em PDF. Endereço: www.zipconcursos.com.br.





Texto retirado do Jornal Atarde.