Retopologia de Personagens no Blender 2.5

Topologia

Topologia (do grego topos = lugar e logos = estudo) é o ramo da matemática que estuda os espaços topológicos, sendo considerado uma extensão da geometria. Na Computação Gráfica 3D, chamamos de Topologia a forma como estão organizados os elementos que compõem um modelo poligonal (vértices, segmentos e faces) e as leis que regem esta estrutura dentro do espaço 3D. Basicamente, é a aparência externa de um objeto ou de uma superfície. Simplificando, podemos dizer que:

Topologia = Forma.


Veja um exemplo de topologia criada originalmente num programa de Escultura Digital (Sculptris). 


Exemplo da Topologia de um Modelo Criado no Sculptris

Retopologia

Retopologia é uma técnica de modelagem que serve para refazer (ou reformar) uma topologia existente, possibilitando que você reconstrua um modelo inteiro ou partes dele, mantendo um controle quase absoluto sobre a sua forma original. Basicamente, é a criação de uma nova malha projetada sobre a superfície de um modelo de maior resolução, do qual serão transferidas características de forma e volume. Simplificando, podemos dizer que:

Retopologia = Reforma.

Veja nas imagens abaixo, uma comparação do nível de detalhes entre a malha da Escultura e a malha que resultou da Retopologia.



O Modelo Original (escultura) e a Retopologia:

A Malha Original (escultura) e a malha resultante da Retopologia
Aplicação

A Retopologia é uma poderosa técnica que todo artista 3D deve conhecer e dominar, pois se aplica tanto à produção de modelos para jogos, que exige do modelador um controle sobre a quantidade de polígonos dos objetos, quanto à produção de modelos para animações (cinema e televisão), que suporta malhas de alta resolução.

Com este recurso você pode:
  • Construir estruturas simples a partir de malhas extremamente detalhadas ou o inverso disso.
  • Refazer ou reformar partes específicas de um modelo caso sejam detectadas imperfeições ou áreas irregulares.
  • Criar aberturas (furos) sobre uma superfície curvada ou mesmo ondulada.
A técnica também pode se mostrar um excelente objeto de estudos dos “intrincados” Edge Loops. Considerando que a forma da malha criada tende a se manter projetada sobre o modelo original, você terá muito mais liberdade para planejar e executar os Loops dos seus personagens para animações.



Vantagens
O uso desta técnica poderá lhe trazer inúmeras vantagens, que vão desde suprir uma simples necessidade de criar aberturas em malhas com curvaturas específicas ou reformar áreas imperfeitas de um modelo, até a reconstrução total de personagens e cenários complexos gerados a partir de softwares de escultura digital. Os usuários do Blender que já possuem um certo domínio sobre a técnica Edge Modeling (Poly by Poly) também poderão se beneficiar, pois praticamente toda a Retopologia é feita com base em extrusões de segmentos (arestas).

Na segunda parte deste artigo, um modelo simples feito com o Sculptris para que possamos praticar alguns dos conceitos e técnicas apresentados aqui.