Mudar de câmera durante uma animação Blender 2.5


Todos conhecem um script na versão 2.49b chamado Camera Changer, certo? Ele serve para mudar de uma câmera para outra no meio da animação, ou seja, ao invés de você colocar um nome comum(Camera1, Camera2...) você nomeia a câmera com um padrão (x,y) onde x é o frame inicial e y o frame final que aquela câmera ficará ativa, roda o script e pronto, ocorre a transição automática. Isso é uma mão na roda, pois para realizar uma animação sem esse recurso ficaria muito difícil, pois teríamos que dividir em várias cenas e renderizar cada cena separadamente, dependendo da câmera usada.

Como decidimos que iremos usar a versão 2.55, estávamos com um tremendo problema pra resolver. O Alessandro até mesmo estava pensando em analisar o script antigo e tentar portá-lo para a versão 2.55. Mas, depois de várias tentativas, descobri que a versão 2.5 recebeu um recurso nativo para gerenciar câmeras ativas em animação, muito mais intuitiva, não necessitando mais de um script como o Camera Changer. Funciona da seguinte forma:

A primeira coisa que você precisa fazer é mostrar o frame inicial e o frame final onde cada câmera ficará ativa. Podemos fazer isso através dos markers(marcadores) que podem ser acessados na janela timeline através da tecla M(criar) e X(apagar) ou através do menu abaixo.




No meu exemplo, eu criei markers nos frames 1, 21,41 e 61. Repare que agora aparecem símbolos indicando os quadros que foram marcados.




Ótimo, agora você só irá precisar indicar qual câmera estará ativa em cada marcador. Basta clicar com o botão direito no marcador, clicar uma vez com o botão esquerdo para posicionar a agulha no frame exato, selecionar a câmera desejada, apertar CTRL+0 para deixá-la como ativa e apertar CTRL+B com o cursor do mouse na timeline (ou ir atrávés do menu abaixo):




Após fazer isso para todos os marcadores,associando uma câmera para cada, é só apertar a tecla O(teclado númerico) para ir à visão de câmera e apertar Play ou ALT+A para ver a transição de uma câmera à outra e se divertir. Coloquei o arquivo *.blend que criei na geração deste tutorial anexado à essa mensagem.
Espero que essa dica possa ser útil à quem estiver criando suas animações na versão 2.5. Caso tenham dúvidas, podem perguntar que tentaremos responder.
Até mais.


Arquivo Anexo:Nome do Arquivo: tutorial_mudar_camera.blend
Tamanho do Arquivo: 427944