FUSO HORÁRIO: ENTENDA COMO FUNCIONA


As zonas horárias ou fusos horários

Os fusos horários geralmente estão centrados nos meridianos das longitudes que são múltiplos de 15°; no entanto, as formas dos fusos horários podem ser bastante irregulares devido às fronteiras nacionais dos vários países ou devido a questões políticas (caso da China, que poderia abranger algo como 4 fusos horários, mas obriga todo o país a utilizar o horário de Pequim com evidentes distorções no oeste chinês, onde quando não é inverno o sol nasce por volta das nove horas da manhã).

Todos os fusos horários são definidos em relação ao Tempo Universal Coordenado (UTC), o fuso horário que contém Londres quando esta cidade não está no horário de verão onde se localiza o meridiano de Greenwich, o qual divide o fuso horário.

A hora era uma característica extremamente local. Antigos viajantes tinham que acertar o relógio toda vez que chegavam a uma cidade nova. O acerto de horas era feito através do sol: o meio dia representava o ponto mais alto que a estrela alcançava. Grande parte das empresas, devido a estas irregularidades resolveram fixar cem fusos dos caminhos de ferro. Esta prática ocorreu até 1883.

Na Grã-Bretanha, foi criada uma única hora legal para todo o país (Inglaterra, Escócia e País de Gales), sendo o autor original desta ideia o Dr. William Hyde Wollaston. Com isto, a prática foi se popularizando.

Great Western Railway, foi a primeira companhia de trem a utilizar a hora Greenwich Mean Time (GMT) ou Tempo Médio de Greenwich. Em 1847, praticamente todas utilizavam este sistema.

O senador do Canadá, Sanford Fleming, em 1878, sugeriu um sistema internacional de fusos horários. Seu pensamento era dividir a Terra em 24 faixas verticais, onde cada uma delas era um fuso de uma hora. O planeta possui 360° de circunferência, assim sendo, cada faixa teria 15° de largura longitudinal. Em 1879, o estudo foi publicado no jornal do Instituto do Canadá de Toronto. Com a aprovação norte-americana, em 18 de novembro de 1883, as linhas de trem passaram a utilizar os fusos.

Em 1884, foi realizado a Conferência Internacional do Primeiro Meridiano, em Washington D. C., Estados Unidos. A proposta era padronizar a utilização mundial da hora legal. Acabou sendo aceito a teoria de Fleming. A longitude 0° passaria pelo Observatório Real de Greenwich. 

Meridiano zero, marcado no Observatório de Greenwich, a leste de Londres percebe-se a
 base do eixo (garfo) do telescópio de monitoramento da passagem meridiana. 

Os outros fusos seriam contados positivamente para leste, e negativamente para oeste, até ao Meridiano de 180º - o Anti-Meridiano, situado no Oceano Pacífico, onde seria a Linha Internacional de Data.




Cálculo aproximado


Representação gráfica das ondulações do geoide.
O cálculo é aproximado por questões de existir o horário de verão e convenções políticas de cada país. O planeta Terra possui forma geoide com circunferência de 360°, com uma revolução completa a cada 24 horas. 

Ou seja, para cada hora a Terra se desloca 15°. Os fusos são determinados pelo meridiano 0 na cidade de Greenwich, próxima a Londres. Desta forma, de quinze e quinze graus à leste, os fusos são numerados positivamente (+1, +2, +3...+12) e a oeste negativamente (-1, -2, -3...-12).



Principais siglas



  • GMTGreenwich Mean Time (Tempo Médio de Greenwich). Refere-se a Greenwich, onde ficou definido por convenção, a base para cálculo internacional de horário.
  • ST - Standard Time (Tempo Padrão). Hora oficial em cada fuso horário.
  • DST - Daylight Saving Time ou Summer Time (Horário de verão). Alteração do horário de uma região, designado apenas durante uma porção do ano, adiantando-se em geral uma hora no fuso horário oficial local.
  • UTC - Universal Time Zone (Horário Universal, tempo civil). Os fusos horário são relativos a ele.
  • UT -Universal Time (Tempo Universal). Usado em astronomia, tem por base a rotação da Terra.
  • A.M./P.M. - 
    Ante Meridian / Post Meridian (Antes do meio dia/Após o meio dia). Usados em povos que consideram um ciclo de 12 horas.
  • HL - Hora Legal. Hora oficial do país.

Fonte: http://pt.wikipedia.org