Criando vidro no Blender 2.5

Olá, hoje aprenderemos como configurar material de vidro no Blender 2.5 alpha 2. Primeiramente precisamos de um objeto pra inserir o material, o que usei foi esta taça:


Taça

Se quiser, podes fazer o download da taça aqui.

Agora, vamos dar um material a nossa taça; na aba “Materials”, clique em “New”:


Criado o material, vamos torná-lo transparente: ative a aba “Transparency” e selecione “Raytrace”. Mude, então, o “Alpha” pra 0:


Veja que nosso material já está transparente; porém, ainda faltam algumas configurações pra fazer nosso vidro ficar mais realista: Mude o campo “IOR” pra 1.52, o “Fresnel” para 5.00 e o “depht” para 7:


Feito isso, nossa transparência está pronta! Porém, nosso vidro também deve refletir, não? Então, vamos ativar o campo “Mirror”:


Vamos configurar nossa reflexão: Mude “Reflectivity” pra 0.5 e “Fresnel” para 3.0:


Tudo pronto? Caalma, já está quase… Só vamos melhorar as sombras de nossas taças! Mude no campo “Specular” o valor de “Intensity” pra 0.33 e o “Hardness” pra 475:


Agora sim acabamos! Nosso vidro fica assim:


Note que adicionei um plano com material de madeira, tripliquei minha taça e inseri uma lâmpada spot com “Buffer shadow” ativado, “Soft” e”Samples” em 8 e “Bias” em 3. Caso tenha alguma dificuldade, ou quer baixar o arquivo .blend para estudos, clique aqui!