Chumbawamba

A banda homenageada deste mês é Chumbawamba, uma banda inglesa formada em 1982 que começou tocando hardcore punk com uma postura voltada para o anarco-punk. É mundialmente conhecida por sua música "Tubthumping" do álbum Tubthumper, que foi a trilha sonora oficial da Copa do Mundo de 1998 na França.

"Tubthumping" ao vivo 

Com estilo anarquista, Chumbawamba era uma história de sucesso muito improvável. Depois de mais de uma década em relativa obscuridade, a banda assinou com uma grande gravadora em 1997 e rapidamente marcou um grande sucesso internacional com a desenfreada música "Tubthumping". A música foi tema da Copa de 98 na França e provocou o pico comercial da banda, apesar da Chumbawamba continuar produzindo álbuns politicamente conscientes (muitos deles com uma maior ênfase na música folclórica), durante a década de 2000.

Chumbawamba
Chumbawamba foi originalmente composta por homens tendo como vocalista Bruce Dunstan, e o baterista Alice Nutter, e mais tarde Watts Lou. Depois de gravar uma canção para um álbum de compilação, o trio se uniu com Harry Hamer e Dillon Mavis e a formação da banda foi, assim, completada.

Bruce Dunstan
Tubthumper

A  banda abordava questões como a homofobia, o Criminal Justice Act e a ascensão do fascismo no Reino Unido após a eleição de um candidato do Partido Nacional Britânico no sudeste de Londres em 1993 e rapidamente se tornou um espinho no lado dos conservadores britânicos, montando uma série de apresentações beneficentes para causas e campanhas de anti-thatcheristas. 

Em pouco tempo, essas apresentações foram objeto de batidas policiais freqüentes. 

Em 1993 com discurso anti-fascismo a música "Enough Is Enough" marcou o maior hit da Chumbawamba até então e, em 1994, o lançamento do LP Anarchy também foi um sucesso. Depois de lançar em 1995 o LP ao vivo Showbusiness!, o grupo retornou no ano seguinte com Swingin' with Raymond, um álbum conceitual sobre um homem com a palavra "AMOR" tatuadas nos dedos de uma mão e "´ÓDIO" tatuado no outro. 

"Enough Is Enough"

Tudo parecia normal até que foi anunciado que Chumbawamba havia assinado contrato com uma grande gravadora, a EMI, o que acabou irritando muitos fãs.  No entanto, em 1997, o álbum Tubthumper lançado pela EMI tornou-se um sucesso graças a "Tubthumping", um hit que faria muito sucesso nos EUA e em toda a Europa. A música "Amnesia" também foi um sucesso neste álbum, que tornou a banda mais popular do que nunca.  Sua recente popularidade também permitiu ao grupo trazer sua mensagem anarquista para uma nova audiência. 

"Amnesia"

Preocupado com a reação do público em relação às letras das músicas da banda, que eram críticas de grandes negócios e dos meios de comunicação, a EMI decidiu abandonar o grupo. A banda ficou parada por um bom período até que um documentário sobre a banda denominado "Well Done, Now Sod Off!" foi lançado em 2001. Nesse mesmo ano, várias empresas que se encaixavam em seus padrões políticos se interessaram e licenciaram o uso das músicas da banda para diversos fins. 

Eles reapareceriam em 2002 para um show de reencontro, com músicas do disco "Readymades that summer", que resultou numa segunda gravação do álbum (aumentada com conteúdo adicional e rebatizada como "Readymades and Then Some") em outubro de 2003 pela Koch Records. 

A mudança estava nos caminhos da Chumbawamba. O grupo assinou contrato com a No Masters Co-operative, e lançou um álbum acústico chamado "Singsong and a Scrap". Lançado em 2006, o álbum abandonou o som do trabalho anterior da banda e usou outros conceitos de músicas e as mais  exuberantes harmonias de vocais e instrumentos tradicionais folclóricos irlandês. Chumbawamba, em seguida, lançou seu segundo álbum com a No Masters Co-operative em 2007, um caso igualmente despojado chamado "Get on with It: Live", e retornou em 2008 com um trabalho de estúdio folk-based intitulado "The Boy Bands Have Won"

Por sofrer influencia da musica pop, depois de 25 anos de carreira, a banda Chumbawamba mudou seu estilo original para uma mistura de dance music, world music e folk music, embora ainda sejam influenciados pela postura política anarquista e irreverente. 



Fontes: wikipedia  / Youtube