Cérebro e batimentos cardíacos podem se tornar sua senha no futuro

Reconhecimento facial e impressões digitais podem ser substituídos por ondas cerebrais.



Fonte: da imagem: Reprodução/Gizmowatch)

Nada de números, letras ou impressões digitais. A senha do futuro poderá usar os seus batimentos cardíacos e até mesmo ondas cerebrais para reconhecer quem é você. Ken Revette, fundador do International Journal of Cognitive Biometrics, destacou nesta semana que em breve chegará o tempo em que dispositivos de entrada não serão mais necessários para reconhecimento.

Reações a uma imagem em particular estão sendo estudadas por universidades norte-americanas e do Reino Unido. A ideia é demarcar a atenção do cérebro e os sinais cerebrais emitidos durante a observação de cum determinado tipo de ilustração.

Navin Cota, pesquisador do MInd Research Network do Novo México, nos Estados Unidos, diz que é possível construí um sistema simples, com duas imagens, em que o visitante seria convidado a responder qual delas é a verdadeira. As reações à possível resposta seriam um indicador único e ele passaria a ser a “senha” de acesso a um serviço.

Além disso, os batimentos cardíacos também podem ser levados em consideração na hora de definir uma personalidade única. Embora pareçam iguais, há dois picos em cada batida, bastante próximos um do outro, que denotam uma característica única de cada pessoa.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br