Sketchup: Como utilizar suas próprias fotos no Modelador de Edifícios

Você pode utilizar suas próprias fotos para modelar e texturizar construções no Modelador de Edifícios. Este recurso é útil já que as fotos fornecidas pelo usuário às vezes têm qualidade superior (e foram tiradas a partir de ângulos melhores) do que as fotos aéreas fornecidas pelo Modelador de Edifícios. Consulte Como tirar fotos para o Modelador de Edifícios para obter informações sobre como tirar fotos para serem utilizadas no Modelador de Edifícios.

Assista a este vídeo para obter mais informações sobre este processo: Como criar construções com fotos UGC

O Modelador de Edifícios utiliza fotos armazenadas no seu álbum da web do Picasa. Para criar uma construção utilizando suas fotos:
Crie sua construção utilizando pelo menos duas imagens aéreas. Consulte Como criar uma construção de um bloco ou Como criar uma construção com diversos blocos para obter mais informações. O link "Adicione as suas próprias fotos" será exibido abaixo da área de visualizações de imagens quando pelo menos três pontos forem restringidos em duas imagens aéreas.
Clique no link "Login" para entrar com a sua Conta do Google. Você deve fazer login antes de adicionar suas fotos.
Clique no link "Adicione as suas próprias fotos". A caixa de diálogo do seletor de fotos do Picasa é exibida.


Clique em todas as fotos que deseja utilizar para modelar e texturizar a sua construção. Todas as fotos são selecionadas.
Clique no botão Selecionar. A caixa de diálogo "Confirmar local da foto" é exibida. Essa caixa de diálogo é utilizada para indicar onde cada uma das suas fotos foi tirada, posicionando um marcador no local para cada foto. A foto atual é mostrada no canto superior direito.


Mantenha o botão esquerdo do mouse pressionado sobre o marcador verde.
Mova o cursor até a posição aproximada em que você estava no momento em que tirou a foto. Na verdade, é melhor posicionar o marcador um pouco mais afastado da construção (mas no mesmo ângulo dela) do que do local onde você tirou a foto, pois isso aumentará o tamanho da imagem para modelagem.


Solte o botão esquerdo do mouse para posicionar o marcador. O marcador é posicionado em um novo local.
Mova o cursor na direção em que você estava olhando quando tirou a foto. A ponta do marcador segue o cursor (a ponta representa a direção em que você estava olhando quando tirou a foto).


Clique no botão esquerdo do mouse para indicar a direção em que você estava olhando quando tirou a foto. O marcador fica verde escuro para indicar que você terminou.
Clique no botão Próxima para estabelecer a posição e a direção da câmera para as próximas fotos. A imagem a seguir exibe dois marcadores de posição da câmera:


Clique no botão Concluir ao terminar de estabelecer a posição e a direção da câmera para todas as suas fotos. Suas fotos serão exibidas na área de visualizações de imagens no Modelador de Edifícios.


Clique em uma das suas fotos. A foto é exibida na área de construções. Os blocos atuais são exibidos na parte superior da sua foto.

Ajuste os blocos à foto. Você deve restringir pelo menos sete pontos na sua imagem antes de adicionar mais blocos.


Consulte Como editar proporções de modelos em fotos adicionadas pelo usuário para obter mais informações sobre como adicionar mais blocos às suas fotos.
Clique nas demais fotos e ajuste os blocos nessas fotos.
Clique no link "Visualizador" para ver a sua construção assim que você tiver ajustado a geometria de todas as suas imagens.