Portifólio Virtual: dicas para criar o seu



Na era digital é fundamental que profissionais das mais diversas áreas tenham um portfólio online para mostrar seu trabalho. Mais do que uma vitrine do que você já produziu, um portfólio bem feito pode render propostas de trabalho, fazer com que um número maior de profissionais tenha acesso à sua ‘arte’ e pode ajudá-lo a manter-se sempre atualizado sobre o que as outras pessoas estão produzindo.

Na hora de criar um portfólio, é importante ter em mente três regras básicas para não errar: objetividade, criatividade e variedade. E como a primeira impressão é sempre a que fica, capriche na organização e tente mostrar sua personalidade por meio dos seus trabalhos. Vale lembrar que é necessário disponibilizar um mini currículo, descrevendo onde estudou e em quais lugares já trabalhou, assim como os contatos profissionais. O domínio – identificação da sua página que aparecerá na URL – deve ser curto e conter o primeiro e último nome.

Mãos à obra

Exitem algumas plataformas que permitem criar um portfólio online de forma rápida e sem nenhum custo. Esses são sites muito usados por designers, web designers, publicitários, fotógrafos, arquitetos, jornalistas, programadores e tantos outros profissionais.

http://carbonmade.com/ - Bastante popular entre profissionais das áreas de design e publicidade, permite hospedar até 35 fotos com textos. A publicitária Cintia Stela tem uma página que é um bom exemplo de organização e fácil navegação.

http://www.behance.net/ - Um dos sites mais conhecidos para criar portfólios, a vantagem do Behance é que não há um limite de uploads na versão gratuita. De quebra, ainda há um espaço de oportunidades de emprego, mas a maioria é nos Estados Unidos. Criativa e com trabalhos bem variados, a página do ilustrador polaco é uma boa referência.

http://www.zuinn.com.br/ - É único site brasileiro da lista. Para usá-lo, é preciso ter uma conta no Flickr. A página também mostra as atualizações no Twitter e é feito em Flash. A galeria de imagens do fotógrafo Guilherme Neves pode servir de inspiração para quem pretende criar a sua.

Créditos:  Ana Luiza Jimenez, www.clickcarreira.com.br