Como fazer um filme de Animação


Eis alguns dos passos para fazer um filme de animação retirados do site www.mundotecno.info. Vale lembrar que cada processo requer muita dedicação de cada profissional. 

Mas e como funciona a produção de uma animação? Que trabalho há por trás desses desenhos? Qual a seqüência que um filme é produzido? Vamos ver como foi feito passo-a-passo o filme Monstros S.A. para que você tenha uma noção:
1) Benchmarking
O autor de uma idéia primeiramente debate-a com outros colegas, tentando agregar o máximo de sugestões possíveis para viabilizar o filme, verificando se é possível e se atrai audiência.
2) Rascunho
Depois da troca de idéias, é feito um rascunho que mostra sobre o que se trata o filme. Este rascunho servirá tanto para o roteiro como para o storyboard.
3) Storyboards
O storyboard é como se fosse uma história em quadrinhos, onde se conta toda a história, planejando-se o cenário e os diálogos dos personagens. São feitos vários storyboards, onde cada um ganha um roteiro.
4) Voz
Você achava que primeiro fazia o desenho para depois colocar a voz? Na-na-não! Primeiro os desenvolvedores do filme fazem um “rascunho dos diálogos”. Depois, os atores responsáveis pelos personagens gravam suas falas e um estúdio baseado nestes “rascunhos”, geralmente precisando gravar a mesma fala várias vezes, onde as melhores são selecionadas.
5) Passando para o computador
É chegada a hora de jogar os desenhos da storyboard para o computador, digitalizando-os e colocando em seqüência, ficando próximo de como o filme vai ficar ao final do processo.
6) Os artistas são convocados
É chegada a hora de os designers darem o ar de sua graça. Eles são convocados para desenhar os personagens, as locações, os ambientes e paisagens do filme, dando cores a eles.
7) Modelagem
Nesta fase são feitos bonecos reais dos personagens esculpidos à mão, assim como as maquetes dos sets de filmagem. Posteriormente, estes modelos serão também modelados em 3D no computador. Um personagem pode chegar a ter 100 modelos diferentes para a o seu rosto! Também são desenhados em 3D os ambientes do filme, objetos e paisagens.
8) Simulação de câmera
Sim, a posição da câmera também deve ser simulada, e cada cena é capturada de vários ângulos, de forma a se escolher os melhores.
9) Movimento
Enfim, eles se movimentam. Mexem, remexem, definem expressões, características… tudo isso graças a um software próprio para isso. Os movimentos são coreografados e ajustados pelos animadores.
10) Texturas e cores
Agora são adicionadas texturas, como pêlos, pele, cabelos, fluidos… as sombras também são adicionadas, acompanhando o ritmo de movimento de personagens e objetos.
11) Luzes
Baseado nos desenhos dos designers, é adicionada a iluminação (brilho, contraste) adequada às cenas e ao ambiente.
12) Renderização
Renderização é transformar todas estas informações (ambiente, cor, luzes, movimento, etc) em um único quadro de filme. Para isso, é exigido um computador bem potente para processar tantas informações. Para você ter uma idéia, cada quadro de filme corresponde a 1/24 segundos do filme e leva entre 6 e 9 horas para ficar pronta!
13) Toque final
Para finalizar, são adicionados os sons, músicas, vozes e efeitos especiais. Depois o filme é gravado e vai para os cinemas, onde todos podemos ver