STAR WARS: EPISÓDIO I - A AMEAÇA FANTASMA

194007



Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor), jovem aprendiz Jedi sob a tutela de Qui-Gon Jinn (Liam Neeson), é designado com seu mestre para escoltar a rainha Amidala (Natalie Portman) até um encontro com os líderes da República, evitando que a Federação coloque em prática seu plano de dominar o planeta Naboo. Mas, durante a viagem, a nave tem problemas e acaba por aterrissar no planeta Tatooine, onde encontram o menino Anakin Skywalker (Jake Lloyd). Qui-Gon acredita que o garoto possa ser o líder dos Jedis que ele procura há muito tempo, mas algo o alerta sobre o perigo de torná-lo seu aprendiz.





CURIOSIDADES

- Será relançado nos cinemas brasileiros em 3D em 10 de fevereiro de 2012

- Este episódio retrocede na história e mostra o que aconteceu antes do primeiro Star Wars, de 1977, e tem duas seqüências, com histórias também anteriores ao primeiro filme lançado

- O comunicador de Qui-Gon Jinn é um Sensor Excel for Women redecorado

- A voz de Natalie Portman foi desenvolvida digitalmente para distinguir entre Padmé e a Rainha Amidala

PRÊMIOS

- Em 2000, foi indicado aos Oscars de Efeitos Sonoros, Efeitos Visuais e Som

- Em 2000, foi indicado aos Bafta Film Awards de Efeitos Visuais e Som

- Em 2000, conquistou o MTV movie Award de Melhor Sequência de Ação e foi indicado aos de Melhor Luta (Liam Neeson, Ewan McGregor e Ray Park) e Melhor Vilão (Ray Park)

- Em 2000, conquistou o Framboesa de Ouro (Razzie Award) de Pior Ator Coadjuvante (Ahmed Best) e foi indicado a Pior Direção, Pior Filme, Pior Casal em Cena (Jake Lloyd e Natalie Portman), Roteiro, Ator Coadjuvante (Jake Lloyd) e Atriz Coadjuvante (Sofia Coppola)


FICHA TÉCNICA

Diretor: George Lucas
Elenco: Liam Neeson, Ewan McGregor, Natalie Portman, Jake Lloyd, Ian McDiarmid, Anthony Daniels, Kenny Baker, Terence Stamp, Samuel L. Jackson, Frank Oz, Ray Park, Ahmed Best, Keira Knightley.
Produção: Rick McCallun
Roteiro: George Lucas
Fotografia: David Tattersall
Trilha Sonora: John Williams
Duração: 136 min.
Ano: 1999
País: EUA
Gênero: Ficção Científica
Cor: Colorido
Distribuidora: 20th Century Fox
Estúdio: Lucasfilm Ltd.
Classificação: Livre

Informações extraídas de http://www.cineclick.com.br/filmes/