Cinema 4D. Software para Animação


O Cinema 4D é um programa em que você pode construir cenários em três dimensões, para depois criar verdadeiros filmes de animação digital.


O programa tem uma semelhança extremamente grande com programas no estilo do 3D Studio Max e do Maya, por exemplo, por ter ferramentas de modelagem em três dimensões, com opções para criação de objetos altamente personalizáveis, incluindo suas texturas, formas etc.

O Cinema 4D, à primeira vista, pode parecer muito complicado e, na verdade, ele é. Você precisa ter no mínimo um pouco de conhecimento em modelagem 3D (ou muita paciência) para conseguir usá-lo.

Cinema 4D é uma aplicação 3D para retoque de filmes muito popular, devido a sua ferramenta 3D, Pintura de Corpos (BodyPaint), e igualmente popular na criação de filmes. Inicialmente, Cinema 4D foi desenvolvido para computadores Amiga, porém mais tarde, foi lançada para Mac OS X, Microsoft Windows, e recentemente, para Linux.

Cinema 4D usa uma linguagem de script, chamada COFFEE, que é muito similar à forma de JavaScript, e uma moderna API para C++ com um extensivo SDK para desenvolver plugins independentes da plataforma. O SDK gratuito para criação de plugins, vem com o programa (incluindo na versão DEMO) e está disponível em Plugin Cafe.

A aplicação é usada na computação gráfica 3D que trabalha criando grupos de vértices que formam superfícies quando conectados. A ilusão da terceira dimensão é criada modelando objetos de múltiplas superfícies. Figuras, filmes e ambientes de jogos eletrônicos podem ser criadas com essa técnica.
A interface do programa

A divisão do programa é feita da seguinte forma: no lado esquerdo você encontrará algumas ferramentas para manipular os objetos; já no menu superior, alguns itens padrão de programas 3D estão presentes, como a função de mover e rotacionar, além de opções para inserir formas.

No lado direito, basicamente, ficam as propriedades do que está selecionado e dos objetos que está presente em sua tela; por último, você verá que na região da parte de baixo do programa, há algumas opções para texturas.




Uma dica para facilitar o uso da câmera é clicar com o botão do meio de seu mouse. Ao fazer isso, você verá que a tela de visualização se dividirá em quatro – visão de perspectiva, topo, direita e frontal. Para movimentar-se na visão padrão, a de perspectiva, você pode segurar a tecla Alt e clicar com algum dos botões do mouse, como o direito, o do meio e até o esquerdo e o direito juntos.

Junto com o Cinema 4D também vêm alguns exemplos de animações ou modelagens que foram criadas no programa, além de objetos prontos para você só adicionar em seu projeto.

Atualização

O Cinema 4D possui uma atualização (R11.530) que corrige alguns problemas da interface e funcionamento das ferramentas. É necessário ter o programa instalado para fazer a atualização. 


Leia mais em:

http://www.baixaki.com.br/download/cinema-4d.htm#ixzz1lHvF2qVq

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinema_4D