Sintel: Filme feito no Blender


Sintel, o terceiro filme feito em Blender já está disponível para download, ou mesmo para ser assistido diretamente via YouTube. O lançamento foi realizado um ano após a liberação do primeiro alpha da versão 2.5 do software de código aberto para modelagem e animação 3D, quando o trabalho para a produção do Sintel teve início.

Originalmente, o projeto Sintel [2] teria codinome de Durian. O filme, com duração de 15 minutos, conta a história de uma jovem guerreira chamada Sintel, que encontra um filhote de dragão ferido, onde vem a cuidar do mesmo e o adotar. Porém, quando o pequeno dragão mal aprende a voar, é capturado por um dragão adulto, e Sintel parte em sua busca.

O filme, curto, mostra todo o poder do atual Blender, que nada deixa a perder para as soluções fechadas, proprietárias, ou mesmo desenvolvidas para a produção de filmes de alto calibre, como os do estúdio Pixar. Sintel teve sua estréia oficial no Netherlands Film Festival, em Utrecht, na Holanda, no dia 27 de setembro de 2010. 
(Informações retiradas do site http://under-linux.org ). Abaixo o vídeo: