Spielberg promete mistério e aventura em "As Aventuras de Tintin"

"Desde a primeira leitura, soube que Tintin e eu estávamos destinados a trabalhar juntos", diz cineasta

O cineasta americano Steven Spielberg, cuja adaptação para o cinema de Tintin é um dos filmes mais esperados do ano, prometeu aos fãs do destemido repórter mistério, investigação, aventura e uma história de amizade e lealdade.

Foto: Reprodução

Spielberg demorou quase 30 anos para concluir o projeto.

Em um comunicado dos estúdios Paramount, que distribuem o filme, produzido pela Sony-Columbia, Spielberg conta que descobriu o personagem em 1981, por causa da estreia do filme "Os Caçadores da Arca Perdida". "Li uma crítica do filme em uma revista francesa, que citava Tintin", explica.

Spielberg, então, comprou um dos livros do personagem de Hergé. "Desde a primeira leitura, soube que Tintin e eu estávamos destinados a trabalhar juntos, de uma forma ou de outra", conta o cineasta.

Em 1983, Spielberg entrou em contato com Hergé, que pareceu animado para trabalhar com ele, mas o escritor morreu antes do encontro. A viúva, Fanny, liberou para o cineasta os direitos de levar o personagem para o cinema.

Spielberg demorou quase 30 anos para concluir o projeto, porque não queria um filme com atores de carne e osso ou um desenho animado. O diretor de "ET" esperou o desenvolvimento da tecnologia de "motion capture, em que os movimentos dos atores dão vida a personagens digitais por meio de sensores, como nas criaturas azuis de "Avatar".

"A interpretação através da captura de movimentos requer uma expressão maior dos sentimentos do personagem, de forma que buscamos atores naturalmente expressivos", conta Spielberg.

O britânico Jamie Bell (que interpretou "Billy Elliot" em 2000) foi escolhido para dar vida a Tintin, e Andy Serkis ("Gollum" de "O Senhor dos Anéis"), para encarnar o "Capitão Haddock". Daniel Craig (atual "James Bond") será "Rackham, o Terrível".

Milu, o fiel amigo de quatro patas de Tintin, é o único personagem de cinema totalmente digital, baseado nas aventuras "O Caranguejo das Pinças de Ouro", "O Segredo do Licorne" e "O Tesouro de Rackham, o Terrível".

TRAILLER:


O filme, em 3D, foi produzido pelo diretor de "O Senhor dos Anéis", Peter Jackson, cuja empresa WETA Digital ficou responsável pelos efeitos especiais. "As Aventuras de Tintin" estreará em 26 de outubro na Bélgica, terra natal do célebre personagem. Na América do Norte, a estreia está prevista para o Natal.

Fontes: