LANÇAMENTOS DE FILMES EM ANIMAÇÃO PARA 2012

     Relançamentos de clássicos da Disney em 3D, continuações de blockbusters de sucesso e novas apostas no stop-motion estarão entre os destaques da animação nos cinemas em 2012. Montamos uma lista com os principais longas-metragens animados que vão chegar este ano, cada um com sua sinopse e algumas informações. Infelizmente alguns filmes ainda não estão com suas datas de estreia definidas aqui no Brasil – nestes casos, foi incluida apenas a data do país de origem. Confira abaixo:


     AS AVENTURAS DE TINTIM foi lançado na Europa já faz algum tempo, mas só chega ao Brasil em 20 de janeiro. A adaptação dos quadrinhos de Hergé mostra o primeiro encontro de Tintim (Jamie Bell) com o Capitão Haddock (Andy Serkis) e a descoberta de uma pista para o tesouro de seu ancestral Sir Francis Haddock. Eles saem em busca disso com a proteção de um fugitivo da prisão que também tenta pegar o tesouro, assim como os detetives Dupond e Dupont (Simon Pegg e Nick Frost).






     O mágico clássico da Walt Disney Animation Studios A BELA E A FERA retorna para os cinemas em 3D, apresentando toda uma nova geração a este clássico. O filme mostra a fantástica jornada de Belle, uma linda e encantadora jovem que é aprisionada por uma horrível fera em seu castelo. Apesar dessa situação perigosa, Belle faz amizade com os objetos encantados do lugar e acaba aprendendo a ver através do exterior da Fera e descobrir o coração e a alma de um príncipe.

     Apresentando a música inesquecível de Howard Ashman e Alan Menken, e um conjunto vocal extremamente talentoso, A BELA E A FERA foi o primeiro filme animado a receber uma indicação ao Oscar de Melhor Filme. Estreia no Brasil no dia 3 de fevereiro.




     THE LORAX, próximo lançamento da Illumination Entertainment (MEU MALVADO FAVORITO), é uma adaptação de um conto de Dr. Seuss que conta a jornada de um garoto que procura a única coisa que poderá fazer com que ele conquiste a afeição da garota de seus sonhos. Para encontrá-la, ele tem que descobrir a história do Lorax, a zangada porém charmosa criatura que luta para proteger seu mundo. THE LORAX tem as vozes de Danny DeVito, Ed Helms, Zac Efron, Taylor Swift, Rob Riggle e Betty White e estreia nos EUA em 2 de março. 



     PIRATAS PIRADOS!, uma das próximas animações da Aardman, estreia nos cinemas ingleses em 30 de março e traz em sua versão original as vozes de Hugh Grant, Salma Hayek, Jeremy Piven e Martin Freeman.

     Hugh Grant, em seu primeiro papel animado, é o exuberantemente barbudo Capitão Pirata – um persistente aspirante, embora sem muito sucesso, a terror do alto mar. Com uma variada tripulação ao seu lado, e aparentemente cego para a coleção de probabilidades impossíveis que tem contra ele, o Capitão tem um sonho: derrotar seus implacáveis rivais Black Bellamy e Cutlass Liz no cobiçadíssimo Prêmio Pirata do Ano. É uma busca que leva nossos heróis do litoral da exótica Ilha Sangrenta para as nebulosas ruas da Londres Vitoriana. No caminho eles enfrentam a Rainha Victoria, que odeia piratas, e se juntam a um jovem Charles Darwin, mas sem jamais perder de vista o maior amor de um pirata: a aventura!




     MADAGASCAR 3: OS PROCURADOS tem direção de Eric Darnell e Conrad Vernon e estreia nos EUA em 8 de junho. Nesta sequência, Alex, Marty, Gloria e Melman ainda estão tentando voltar para a sua amada Nova York e, é claro, Rei Julien, Maurice e os Pinguins estão juntos nessa adicionando ainda mais loucura à história. Sua jornada os leva à Europa, onde eles encontram seu veículo: um circo viajante, que eles reinventam – no estilo Madagascar. 



     A ERA DO GELO 4 chega ao Brasil em 26 de junho – antes da estreia americana – com cópias em 3D, 2D e IMAX 3D. Separados do resto da manada, Manny, Sid e Diego usam um iceberg como um barco improvisado, que os leva em uma épica jornada marítima. Manny e sua trupe são desafiados como nunca antes a se tornarem heróis e fazerem o impossível, encontrando criaturas marinhas exóticas, desbravando um admirável mundo novo e enfrentando piratas implacáveis.



     VALENTE: Desde os tempos antigos, histórias de batalhas épicas e lendas míticas foram passadas através de gerações na misteriosa região montanhosa e escarpada da Escócia. Em VALENTE, um novo conto se une à sabedoria popular quando a corajosa Merida (voz de Kelly Macdonald) confronta tradição, destino e os mais ferozes monstros.


     Merida é uma habilidosa e impetuosa arqueira, filha do rei Fergus (voz de Billy Connolly) e da rainha Elinor (voz de Emma Thompson). Determinada a trilhar seu próprio caminho, ela desafia um antigo costume considerado sagrado pelos ruidosos senhores da terra: o imponente lorde MacGuffin (voz de Kevin McKidd), o carrancudo lorde Macintosh (voz de Craig Ferguson) e o perverso lorde Dingwall (voz de Robbie Coltrane). Involuntariamente, os atos de Merida desencadeiam o caos e a fúria no reino e, quando ela se volta para uma velha feiticeira (voz de Julie Walters), em busca de ajuda, Merida tem um desejo mal-aventurado concedido. Os perigos resultantes a forçam a descobrir o significado da verdadeira valentia para poder desfazer o brutal curso dos acontecimentos antes que seja tarde demais.

   Dirigido por Mark Andrews e Brenda Chapman e produzido por Katherine Sarafian, VALENTE é uma grandiosa e emocionante aventura com personagens memoráveis e o humor tradicional da Pixar, que encanta plateias de todas as idades. O filme chega aos cinemas em 20 de julho e será apresentado em Disney Digital 3D™ em salas selecionadas.




     PARANORMAN, do estúdio Laika, mostra o que acontece quando uma pequena cidade fica sitiada por zumbis. Quem poderá ajudar? Apenas o incompreendido garoto local Norman, capaz de falar com os mortos. Além dos zumbis, ele vai ter que encarar fantasmas, bruxas e, o pior de tudo, adultos idiotas, para salvar sua cidade de uma maldição centenária. Mas este jovem médium pode acabar tendo suas atividades paranormais levadas aos limites do outro mundo.


     O filme chega aos cinemas americanos em 17 de agosto e traz em sua versão original as vozes de Kodi Smit-McPhee, Casey Affleck, Anna Kendrick, Christopher Mintz-Plasse, Leslie Mann, Jeff Garlin e John Goodman. Chris Butler (supervisor de storyboards de CORALINE) escreveu PARANORMAN, e está dirigindo o filme ao lado de Sam Fell (O CORAJOSO RATINHO DESPEREAUX, POR ÁGUA ABAIXO).



     HOTEL TRANSYLVANIA, da Sony Pictures Animation, é o primeiro longa-metragem dirigido por Genndy Tartakovsky (O LABORATÓRIO DE DEXTER). O filme mostra o esbanjador resort cinco estrelas do Drácula, onde monstros e suas famílias podem descansar, livres de interferências do mundo humano. Mas aqui vai um fato pouco conhecido sobre o Drácula: ele não é apenas o Príncipe das Trevas; ele também é um pai. Super-protetor com sua filha adolescente, Mavis, Drácula fabrica histórias de perigos elaborados para controlar o espírito aventureiro dela. Como um refúgio para Mavis, ele abre o Hotel Transilvânia, onde sua filha e alguns dos monstros mais famosos do mundo – Frankenstein e sua noiva, a Múmia, o Homem Invisível, uma família de lobisomens, entre outros – podem relaxar em segurança e paz. Para Drac, garantir provisões para todos esses monstros lendários não é problema – mas o seu mundo pode desabar quando um cara comum vai parar no hotel e se encanta com Mavis.


     Adam Sandler lidera o elenco do filme de Tartakovsky emprestando sua voz ao Drácula. Temos ainda David Spade como Quasímodo, ex-corcunda de Notre Dame que agora é chefe de cozinha; Kevin James como Frankenstein; Fran Drescher como a noiva do Frank; Steve Buscemi e Molly Shannon como Wayne e Wanda, um casal de lobisomens curtindo umas férias em família no hotel; Cee Lo Green como Murray, uma múmia cantora; e o comediante Andy Samberg como Jonathan, o humano normal de 21 anos de idade cujas viagens pelo mundo o levam até o hotel, onde ele se apaixona pela filha do Drácula.


HOTEL TRANSYLVANIA estreia nos EUA em 21 de setembro.





     O vencedor do Oscar de Melhor Longa Animado PROCURANDO NEMO volta para a tela grande pela primeira vez em 3D. Esta deslumbrante aventura submarina, com personagens memoráveis, humor e emoção de verdade, acompanha a jornada de um peixe-palhaço superprotetor chamado Marlin e seu filho Nemo – que se separam quando Nemo é inesperadamente levado para longe de seu lar no oceano e jogado dentro de um aquário no consultório de um dentista. Ao lado da adorável mas esquecida Dory, Marlin embarca numa viagem perigosa e acaba sendo o improvável herói de um esforço épico para resgatar seu filho – que também cria seus próprios planos para voltar para casa em segurança.


     PROCURANDO NEMO (em Disney Digital 3D™) estreia no Brasil em 2 de outubro.





     Do gênio criativo Tim Burton (Alice no País das Maravilhas) chega FRANKENWEENIE, um conto acolhedor sobre um menino e seu cão. Depois de perder, inesperadamente, seu adorado cão Sparky, o jovem Victor usa o poder da ciência para trazer de volta à vida seu melhor amigo – com apenas alguns pequenos ajustes. Ele tenta esconder sua criação feita à mão, mas quando Sparky sai, os colegas de sala de Victor, seus professores e toda a cidade aprendem que tentar “dominar a vida” pode ser algo monstruoso.


O elenco inclui quatro atores que trabalharam com Burton em filmes anteriores: Winona Ryder (Os Fantasmas se Divertem, Edward Mãos de Tesoura), Catherine O’Hara (Os Fantasmas se Divertem, O ESTRANHO MUNDO DE JACK), Martin Short (Marte Ataca!) e Martin Landau (Ed Wood, A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça). Animado em stop-motion, FRANKENWEENIE está sendo filmado em preto e branco e renderizado em 3D, e estreia no Brasil em 2 de novembro.


Fonte: www.animatoons.com.br